Universidade Nilton Lins é finalista de prêmio internacional

Universidade Nilton Lins é finalista de prêmio internacional

Projeto Meu Guia está na shortlist da categoria “Melhor Vestimenta” do Sports Technology Awards 2017
A Universidade Nilton Lins através da Pró Reitoria de Pesquisa e pós-graduação e do Grupo de pesquisa CICARI está entre os seis finalistas do prêmio internacional “Sports Technology Awards”, realizado em Londres no próximo dia 4 de maio.
O projeto Meu guia, que visa dar autonomia a velocistas cegos, já premiado em nível nacional é finalista na categoria “Melhor Vestimenta” e concorre com outros cinco projetos de outros países.
Coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Oliveira Lima, o projeto é realizado em parceria com pesquisadores de outras instituições superiores do Amazonas – Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estando atualmente na fase de teste de novos aperfeiçoamentos das versões anteriores e de desenvolvimento de novas tecnologias, na Universidade Nilton Lins. Segundo professora Dra. Cleuciliz Santana, Pró-reitora de Pesquisa e Pós- graduação, que representará a Universidade Nilton Lins no evento de 4 de maio na capital britânica, esses resultados revelam o novo direcionamento dado pela direção da casa às pesquisas desenvolvidas na instituição: Para a Reitora da universidade, Profa. Gisélle Lins Maranhão e para o presidente da mantenedora, Nilton Costa Lins Júnior, o foco na pesquisa aplicada deve refletir-se na ponta, na sociedade, com a criação de novos produtos e tecnologias, contribuindo para melhorar a vida das pessoas.
A Universidade Nilton Lins apóia a participação de seus docentes e alunos em eventos e prêmios, nacionais e internacionais, revela a vice-reitora, Profa. Karla Pedrosa. Em 2015, a instituição chegou à final e foi vencedora do Prêmio Santander Universidades com o Projeto Meu Guia, na Categoria de Tecnologia da Informação, Comunicação e Educação.
O fato da Nilton Lins estar entre os seis finalistas do Sport Technology Awards 2017, com aperfeiçoamentos da tecnologia do “Meu Guia”, mostra o amadurecimento da instituição nas atividades de pesquisa acadêmica e inovação tecnológica, ressalta a Profa. Dra. Cleuciliz Santana. “Chegamos à final competindo com empresas estrangeiras que aplicam anualmente recursos gigantescos na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, como Visa, Garmin, Jabra, STATSport e Refsix. Estamos orgulhosos e confiantes que nosso grupo interinstitucional de pesquisa leve o Amazonas ao pódio. O apoio dado pela direção da Nilton Lins foi fundamental para estarmos na “shortlist” da categoria Melhor Vestimenta do prêmio inglês”, finaliza a pró-reitora.
Cicari Atualmente, o Centro de Inovação em Controle, Automação e Robótica Industrial (Cicari) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela Universidade Nilton Lins e coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Oliveira Lima que trabalha desde 2012 na concepção do Projeto Meu Guia, em parceria com o IFAM, UFAM e UEA. A profa. iniciou suas atividades na Nilton Lins em 2015.
“Sports Technology Awards
O prêmio internacional foi criado em Londres em 2014. Reúne pesquisadores e especialistas do mundo na área esportiva e atletas de alto nível. Na edição de 2017, mais de 70 esportes estão representados: foram enviadas propostas de 30 países e de todos continentes.
Outros prêmios recebidos pela Nilton Nilton Lins
Na área tecnológica, pesquisador da Nilton Lins recebeu em 2015 menção honrosa no Prêmio PP SUS de Ciência e Tecnologia, categoria Dissertação de mestrado, do enfermeiro Mauricio Ladeia, egresso do Programa Biologia Urbana, orientado pelo Prof. Dr. Carlos Cleomir, do INPA. Ladeia constatou com sua pesquisa a eficiência do uso do gel de gengibre amargo na cura de lesões nos pés de pacientes diabéticos.
Alunos da graduação da Universidade Nilton venceram as edições de 2015 e 2016 do Prêmio Verde Innovare, em nível local, desbancando as demais instituições de ensino superior da cidade: As equipes da Nilton Lins venceram apresentando as melhores propostas de produtos feitos com resíduos sólidos.
Alunos de Iniciação Científica e do mestrado/doutorado em Aquicultura da Nilton Lins, realizado em ampla associação com o INPA, também receberam prêmio pela apresentação de trabalhos no Aquaciencia 2016, o maior evento técnico-científico nacional de Aquicultura e Biologia Aquática no Brasil.
Setor De Divulgação Científica
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Universidade Nilton Lins
Sala 143- Unicenter
(092) 3643-2022
Colaboraram: Profa. Cláudia Coelho, Adriele Macedo, Sidney Cruz, Sandra Fróes e Profa. Cleuciliz Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *