Manaus recebe em outubro simpósio para debater o Câncer de Mama

Por Gabriel Abreu

Em outubro será realizado mais uma vez, a campanha “Outubro Rosa” para estimular a participação das mulheres no controle e prevenção do câncer de mama e o câncer de colo de útero. Com o mês dedicado a essa conscientização, a Universidade Nilton Lins irá receber no Auditório Vânia Pimentel, nos dias 6 e 7 de Outubro, o Simpósio Multidisciplinar de Câncer de Mama, em parceria com Sociedade Brasileira de Radioterapia e Sociedade Brasileira de Mastologia.

O médico André Campana, é um dos coordenadores e destaca que o evento é um marco para a cidade. “Esse simpósio, será a oportunidade de integração com diversos cursos da instituição como: enfermagem, fisioterapia, psicologia entre outros, pois irá mostrar o papel de cada um desses profissionais no tratamento e prevenção do câncer de mama”, afirmou o médico.

O público alvo do evento são os estudantes, profissionais da área da saúde e as pessoas que tenham interesse em saber mais do assunto. Para participar é necessário que seja feita a inscrição na Pró-reitoria de Extensão da Nilton Lins, situada na unidade do Parque das Laranjeiras, o valor da inscrição e os nomes dos palestrantes devem ser divulgados nas próximas semanas pela comissão organizadora.

O eixo da campanha “Outubro Rosa” é divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização) e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Histórico

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Como parte também da conscientização alguns monumentos do mundo ficam rosa, aqui no Brasil, os principais pontos turísticos se destacam por conta da iluminação rosa, para alertar as mulheres com mais de 40 anos a procurarem as unidades de saúde a fazerem o exame.