Campanha Outubro Rosa conscientiza as mulheres sobre o Câncer de Mama!!

O Outubro Rosa é um movimento internacional que teve início nos Estados Unidos em 1990, na primeira corrida pela cura, que foi realizada em Nova York. Desde então, ano após ano, é promovida na Cidade. Já em 1997, o Congresso Americano definiu Outubro como o mês nacional da prevenção ao Câncer de Mama. Com isso, o movimento ganhou força e se espalhou pelo planeta.

O laço rosa, mundialmente conhecido, é um dos símbolos da campanha. Criado pela Fundação Susan G. Komen em 1990, foi distribuído pela primeira vez na corrida pela cura em Nova York.

O Outubro Rosa é marcado por uma outra simbologia: a iluminação cor de rosa. Prédios públicos, monumentos, pontes, teatros, entre outros, são iluminados de rosa durante todo o mês como apoio a causa. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido também como Obelisco do Ibirapuera, que fica localizado em São Paulo-SP.

A Universidade Nilton Lins também mostra seu total apoio à campanha. Por isso, o Dom Quixote, monumento que é símbolo da Universidade, no campus Parque das Laranjeiras, ficará iluminado com a cor rosa durante todo o mês de Outubro.