Formulário Google facilita vida de Professores e Estudantes

Por Wesley Paiva
Avanço de recursos tecnológicos que podem ser aliados dos estudos, ainda assustam aos profissionais da educação.
Durante o segundo dia de atividades do 4º Simpósio de Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia (Sessam), os acadêmicos do curso de Pedagogia participaram de uma oficina de criação de avaliações através do Formulário Google.
Os participantes que estiveram presente poderam por em prática os conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente em sala de aula, com auxílio do coordenador do curso de Pedagogia, Vallace Herran e da professora Maria Ines Alcântara. Ambos foram responsáveis pelo andamento das atividades e ainda lembraram aos presentes, a parceria da Universidade Nilton Lins com a Google, que proporciona à seus acadêmicos o uso de plataformas digitais para auxílio nas aulas à distância.
O destaque da oficina, foi o fato dos profissionais de Pedagogia e outras áreas, colocarem em pauta a insegurança que sentem ao colocar suas avaliações em ferramentas da internet, mesmo com toda a segurança dos aplicativos comprovada.
Além de ser um método seguro, é também eficaz. Facilitando na elaboração das provas, o formulário dá o resultado individual de cada aluno e geral de cada turma, culminando em uma análise minuciosa de como a turma foi em cada avaliação. É possível ver resumos automáticos de todas as respostas de um teste, como perguntas erradas com frequência ou um gráfico marcado com as respostas corretas.
Repostas automáticas, notas imediatas e a interdisciplinariedade são outros fatores que contribuem para o sucesso do aplicativo. Os professores não precisam mais passar horas corrigindo provas, o aplicativo faz isso automaticamente. Dessa forma, os alunos e os professores têm resultado imediato.
Foto: Paulo Henrique