Semana de Enfermagem teve início nesta sexta-feira, no Auditório Nina Lins

Nesta sexta-feira (11), aconteceu, no auditório Nina Lins, a abertura da Semana de Enfermagem da Universidade Nilton Lins que esse ano tem como tema: “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”. O evento iniciou às 8h30 da manhã e contou com a participação de várias autoridades. Dentre elas, a doutora Maria Rosa Godoy, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn), o professor Tezeu Machado, coordenador de Enfermagem da Nilton, profissionais da área e acadêmicos de diversas instituições de ensino de Manaus.

Pela primeira vez em Manaus, a presidente da ABEn, Maria Rosa Godoy, disse que o cuidado na Enfermagem é uma realidade histórica e clássica: “Não é possível aprofundar o conhecimento sem aperfeiçoar a prática e vice-versa”, destacou a presidente.

A acadêmica Rafaela Freitas da Nilton Lins declarou que pretende levar dessas palestras e oficinas experiências sobre o cuidar nas dimensões da enfermagem. “Com esse evento posso aprender com os novos alunos e com os que já estão se formando, e que essa semana vai ser muito produtiva”.

Para o professor Tezeu Machado é importante que os estudantes vivam a história da Enfermagem, conheçam as pessoas que contribuíram para o engrandecimento da área ao longo de sua vida profissional. “O objetivo da semana é homenagear as pessoas que têm contribuído para a Enfermagem e para uma boa prestação de serviços à população, apresentar uma produção científica da área, fazer uma reflexão do fazer na saúde e estimular o pensamento crítico da categoria”, enfatizou o coordenador.

A programação da Semana de Enfermagem segue até a próxima quarta-feira (16), com oficinas e palestras.