Semana da Pedagogia teve abertura nesta quarta-feira, no Auditório Vânia Pimentel

Texto: Hellen Sicsú

A abertura da XVI Semana de Pedagogia ocorreu na última quarta-feira (23), no auditório Vânia Pimentel e este ano aborda o tema: “Currículo em pauta: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua Implementação na Educação Pública”. O evento teve início às 18h30 com a acolhida do coordenador do curso de Pedagogia, Vallace Herran. A mesa foi composta por autoridades da área e da instituição, dentre elas, o professor Vitângelo Plantamura, a professora Cleide Porto e a professora Wissilene Brandão convidada da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Para o professor Vallace Herran, o evento foi de suma importância, pois o debate irá favorecer no processo de formação dos alunos, é o que será trabalhado nas escolas a partir desta implementação. “É isso que os nossos alunos de licenciatura de pedagogia principalmente irão encontrar nas escolas assim que saírem de seu processo de formação”.

Hoje os desafios para a profissão são diversos, as demandas da atual sociedade têm buscado um perfil de pedagogo diferenciado, não só voltado para as práticas tradicionais, pois hoje o profissional da área precisa estar íntimo com as tecnologias, trabalhando as diferenças culturais e étnicas.

A acadêmica Dandara Lisboa, finalista da área, busca o máximo para sua carreira profissional. “Pretendo pegar cada aspecto que for importante para contribuição, justamente porque nós futuros pedagogos, temos que aproveitar bastante todo esse conteúdo, que é muito importante para estrutura da educação.

Para Marcionilia Bessa, diretora do departamento de gestão educacional da Semed,o evento ajuda os acadêmicos nas experiências profissionais, uma vez que de trata de um assunto recente, algo que precisam conhecer muito bem quanto educadores. “Essa semana de pedagogia vem trazendo com esse tema reflexões, retrospectivas históricas e várias orientações para que os acadêmicos tenham um embasamento, para quando atuarem profissionalmente já estejam familiarizados com tudo que a BNCC está trazendo hoje para a educação do Brasil”.