Ecorespiraamazonas: Nova proposta da Embrapa chama a atenção de produtores amazonenses

Ecorespiraamazonas: Nova proposta da Embrapa chama a atenção de produtores amazonenses

Por: Arlinton Cabo Verde

No segundo dia de programação da segunda edição da Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que viabiliza soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura no país, apresentou um novo projeto que melhora a adequação de propriedades rurais ao código florestal.

O engenheiro ambiental, Roberval Lima, descreveu a proposta que a Embrapa vem apresentando há alguns anos. O projeto, que começou a ser desenvolvido no ano de 2015, traz como destaque um estudo sobre grande parte do Sul do Amazonas, onde é apresentado um grande índice de desmatamento, cerca de 84{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75}.

Ao decorrer da palestra, Lima apresentou o projeto Ecorespiraamazonas junto de toda sua legislação e o código florestal, que conduziram todo o conteúdo. Com o objetivo de capacitar multiplicadores para a adequação ambiental de propriedades rurais ao código florestal no Amazonas, um dos pontos com grande ênfase foram de áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal, além de grandes estratégias planejadas pela Embrapa, que envolvem a regeneração natural sem manejo e com manejo, o plantio em área total e sistemas agroflorestais.

De acordo com Roberval, as áreas de pastagem no sul do Amazonas se emitem um grande volume de gases do efeito estufa, assim como na floresta, onde a quantidade de gases é similar. O ambientalista declarou também, que no Amazonas existem oficinas, nas quais são apresentados vários projetos, dentre eles se destaca o Ecorespira Amazon, que possui 100 hectares de area degradada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *