Acadêmicos participam de Semana de letras e terão seus livros publicados.

A Universidade Nilton Lins promoveu nos dias 27 e 29/05, uma Semana de Letras, com palestras, criações de livros e apresentações lúdicas em torno da temática “Interface das Letras”. O evento ocorreu no auditório Vânia Pimentel e buscou desenvolver nos acadêmicos a criatividade em explorar várias competências dentro do curso.

De acordo com a coordenadora do curso de letras, Ellen Monteiro, o evento tem o intuito de desenvolver o lado artístico e literário dos alunos.

“Na semana de Letras, buscamos preparar os alunos de forma mais ampla, mostrando que o curso é muito mais que uma formação de professores, pois temos muita ligação com a arte. Por isso, a maior parte do evento foi composta pela apresentação dos próprios alunos,”, destacou a Coordenadora.

Durante o evento, os alunos montaram um coral com citações de frases de artistas renomados, além de apresentações artísticas, que foram orientadas pelos professores.

“O professor é responsável por passar essa segurança pedagógica aos alunos, e precisa animar a turma para mostrar o talento de cada um. Nós nos esforçamos para desenvolver e manifestar esse “eu artístico” de cada aluno”, afirmou a Professora de Linguística e realismo, Sônia Alves.

Para a Acadêmica de Letras, do terceiro período, Paloma Silva, a semana de letras é um desafio para os alunos. “O esforço é gratificante, e temos professores incríveis para ajudar. É muito importante que possamos escrever um livro, para termos esse contato com a escrita”, disse.

“Mexe com a nossa imaginação, e nos mostra o outro lado, além do aluno, mas como artista e poeta”, ressaltou Izaque Rodrigues, do 1º período, que escreveu um livro com o tema “Amigo Imaginário”.

Os alunos do 1º e 3º período, também desenvolveram livros com temáticas que vão de histórias infantis à histórias de superação e serão publicados pela editora Nilton Lins.

“Eles produziram livros poéticos e narrativos, com vários temas, e tiveram e todos se desenvolveram bem”, disse o professor de análise e produção de texto, Raimundo Nonato.

Os eventos proporcionados são voltados para o objetivo da universidade, de desenvolver profissionais totalmente dotados de saber teórico e prático.