Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda

4 Anos |

Reconhecido

Decreto: 273
Dados: 03/04/2017

Coordenador(a):

Sobre o curso de Jornalismo

O curso de jornalismo da UNINILTONLINS, busca integrar modos de aprendizagem fundamentais para proporcionar ao aluno as bases que levem a buscar o crescimento contínuo de seu aprendizado. A matriz curricular segue as novas demandas da comunicação que expande a área de atuação do comunicador, independente de sua formação: as novas tecnologias diversificaram o mercado profissional da área, assim como também o perfil do profissional que se pretende formar. Busca associar o aprendizado teórico e prático aplicado à diversidade das situações que compõem a sociedade brasileira. Com uma atuação, sobretudo na realidade municipal e regional, tem o objetivo de levar o aluno a conhecer, refletir e atuar diretamente nos diversos contextos sociais como um agente capaz de transformação por meio do conhecimento adquirido. Hoje, o jornalista não pode mais buscar colocação somente nos veículos tradicionais de comunicação, como jornal, revista, rádio e TV. Os espaços ampliam-se para além dos meios para todo e qualquer tipo de organização social, econômica e política, onde o jornalista pode atuar de diversas formas, principalmente em funções organizacionais estratégicas e em mídias alternativas, além daquelas advindas com a Internet e com a telefonia celular. As mudanças mercadológicas norteiam-se principalmente pela convergência tecnológica que modificou o panorama de produção comunicacional, contribuindo com a melhoria da qualidade do suporte eletrônico, transformando a notícia em bem social. Os veículos noticiosos foram e são definidos, por diversos estudiosos, como o quarto poder; aquele que guarda os cidadãos dos eventuais abusos por parte dos governantes e estimula a democracia. Assim, o âmbito profissional do jornalista formado pela UNINILTONLINS deve englobar os espaços públicos e políticos, onde poderá aplicar os seus conhecimentos enquanto cidadão. É dentro de uma ação pedagógica que buscar formar, além do profissional, o cidadão pró-ativo, que assimilando e compreendendo a aplicação dos saberes teóricos à prática profissional, poderá contribuir com os processos de transformação necessários à melhoria do bem-estar social. Com as transformações que se aceleraram na última década, as empresas jornalísticas atingiram dimensões industriais. Os veículos tendem a se enquadrar no padrão da instantaneidade das comunicações e necessitam aperfeiçoar suas técnicas e maquinários. Este aperfeiçoamento trouxe a necessidade de trabalhadores intelectuais mais capazes e especializados para informar de modo a reportar os acontecimentos do mundo de forma clara e ágil.

Mercado de Trabalho

Manaus é, hoje, um vasto campo de trabalho para profissionais do jornalismo. Possui um número expressivo de emissoras de televisão vinculadas a redes nacionais, várias emissoras de rádio e diversos jornais de circulação diária, além de um número crescente de revistas locais e regionais. Não bastassem essas áreas há, ainda, o campo de atuação nas assessorias de comunicação que proliferam nas empresas privadas e instituições governamentais, criando sempre mais possibilidades para o jornalista. O profissional de jornalismo atua no campo da informação e da comunicação de massa. Esse exercício compreende desde a pesquisa e captação de notícias até a edição de matérias jornalísticas. Sua ação abrange, dentre outras, as seguintes especificidades: interpretação de acontecimentos, redação de artigos, crônicas e comentários, realização de reportagens, entrevistas e pesquisas, organização de bancos de dados, planejamento gráfico, assessoria a empresas e instituições públicas e privadas, criação de sites e manutenção de home-pages. Sua atividade pode ser exercida em emissoras de rádio e televisão, jornais e revistas, agências de notícias e assessorias de imprensa, instituições públicas, privadas e organizações não governamentais.

[/ vc_column_text] [/ vc_column] [/ vc_row]

Faculty

Sorry no post found.

Skip to toolbar