Educação Física – Licenciatura

Educação Física –  Licenciatura

Anos |

Curso presencial no campus Parque das Laranjeiras | Dispões de bolsas de estudo, veja mais informações abaixo:

Reconhecido

Decreto: 286
Data: 21/12/2012
Publicação: 27/12/2012

Coordenador(a):

Sobre o curso de Educação Física

O perfil desejado é de um profissional com amplo e profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos diferentes sistemas de ensino e da escola/comunidade representando elementos concretos de um contexto histórico-social que vive relacionado profundamente com seus condicionamentos históricos, mas que se encontra repleto de contradições. É nestas contradições que o profissional da educação física encontra seu espaço de ação através de sua competência técnica e humana e de seu compromisso político. O desejo do curso é a formação de um profissional capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades, que consiga investigar e produzir conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação física num determinado momento e contexto históricos. O direcionamento do curso pretende oportunizar ao educador a compreensão crítica da realidade de uma análise educacional, humana, política e cultural e da totalidade do trabalho técnico-pedagógico para neles intervir, uma vez que a educação física é fundamentalmente uma prática de intervenção na realidade social. A presença das tendências progressistas da educação física na formação dos profissionais e na qualificação para o trabalho técnico-pedagógico, implicando em três pressupostos/requisitos que articulam as dimensões dos conteúdos, das habilidades didáticas e da organização do trabalho técnico-pedagógico e das relações sociais em geral

Mercado de Trabalho

O professor de educação física é um profissional que atua em diferentes níveis da prática educativa, tendo como campo de atuação uma vasta gama de opções devido ao fato de ser abrangente a ação educativa na sociedade. Sua ação pode ser desdobrada no nível escolar e no nível extra-escolar, sempre atentando às demandas postas pela sociedade e não numa visão unilateral de mercado. Em âmbito escolar pode atuar nos níveis de Educação Infantil ao ensino médio do sistema de ensino. A melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola como um todo, são metas inequívocas, sobretudo no que concerne à motricidade humana, ao atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais; à educação de jovens e adultos e educação à distância.

Matriz Curricular

Disciplina Crédito Carga Horária
ADM E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 2 40
ANATOMIA HUMANA 4 80
ATIVIDADES RITMICAS E CULTURAIS 4 80
BIOMECÂNICA 4 80
BIOQUÍMICA 4 80
CINESIOLOGIA 4 80
CITOLOGIA E HISTOLOGIA 4 80
DESENVOLVIMENTO E APREND. MOTORA 4 80
FISIOLOGIA HUMANA 4 80
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 4 80
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA 4 80
JOGOS E LAZER 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA 4 80
METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 80
PESQUISA E PRÁTICA I 2 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 80

Faculty

Sorry no post found.

Skip to toolbar