Pedagogia

Pedagogia

 4 Anos|

Curso presencial no campus Parque das Laranjeiras | Dispões de bolsas de estudo, veja mais informações abaixo:

Reconhecido

Decreto: 340
Data: 29/07/2016

Coordenador(a):

VALLACE CHRICIANO SOUZA HERRAN

Sobre o curso de Pedagogia

O Licenciado em Pedagogia é, antes de tudo, um profissional da educação, com atuação intrínseca a comunidade escolar e demais espaços educativos. Suas atividades devem ser exercidas de maneira integrada, tendo como meta a melhoria da qualidade educacional em estreita articulação com a realidade concreta da sociedade, para a construção da humanização individual e coletiva numa perspectiva de educação comprometida com a mudança. Assim sendo, o perfil desejado é de um profissional com amplo e profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos diferentes sistemas de ensino e da escola representando elementos concretos de um contexto histórico-social que vive relacionado profundamente com seus condicionamentos históricos, mas que se encontra repleto de contradições. É nestas contradições que o profissional da educação encontra seu espaço de ação através de sua competência técnica, humana e compromisso político. O desejo do curso é a formação de um profissional capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades, que consiga investigar e produzir conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação num determinado momento e contexto históricos.

Mercado de Trabalho

O perfil desejado é o da docência que compreende participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino. Sua ação se estende do planejamento a avaliação de projetos e experiência educacionais escolares e não escolares, bem como a efetivação da pratica pedagógica como um espaço fecundo para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnologico. A formação pedagógica não negligencia a inserção do educador na área da pesquisa, entende que não se tem como desvencilhar a pesquisa e prática educacional. No curso a relação docência, gestão e pesquisa se constituem a partir das disciplinas Metodologia Científica, Pesquisa e Prática I, II, III, Gestão Empreendedora, Fundamentos de Administração e Gerencia, Gestão Pedagógica da Educação, Gestão Administrativa da Educação e Trabalho de Conclusão do Curso I e II. são algumas das disciplinas que evidenciam o caráter macro do currículo, relacionando a educação, o mundo do trabalho e a sociedade como um todo. O currículo atende ao perfil profissional por meio dos conhecimentos educacionais (não somente escolares) abordados nas disciplinas, no estágio supervisionado, além da pesquisa científica sobre os processos pedagógicos que se desenvolvem no contexto social, no interior e fora das instituições escolares, evidenciados no Trabalho de Conclusão de Curso.

Matriz Curricular

Disciplina Crédito Carga Horária
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 4 80
ANTROPOLOGIA CULTURAL 4 80
COMUNICAÇÃO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL 4 80
CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA 4 80
DIDÁTICA 4 80
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS EDUCACIONAIS 4 80
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2 40
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO 2 40
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 4 80
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 2 40
ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO 2 40
FILOSOFIA 4 80
FILOSOFIA E CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 4 80
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO 2 40
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 80
FUNDAMENTOS, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 6 120
FUNDAMENTOS, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO NA GESTÃO EDUCACIONAL 6 120
FUNDAMENTOS, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 6 120
FUNDAMENTOS, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 6 120
FUNDAMENTOS, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 6 120
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 80
LIBRAS 4 80
LÍNGUA PORTUGUESA 4 80
LUDICIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS 4 80
METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 80
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM 4 80
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 80
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO 4 80
PSICOLOGIA 4 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 80
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 80
TCC I 5 100
TCC II 5 100
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO 4 80
TEORIA E PRÁTICA DE CURRÍCULO 4 80

Faculty

Sorry no post found.

Skip to toolbar