Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

Valor da mensalidade R$344,53

Coordenador(a):

Sobre o curso de Jornalismo

O curso de jornalismo da UNINILTONLINS, busca integrar modos de aprendizagem fundamentais para proporcionar ao aluno as bases que levem a buscar o crescimento contínuo de seu aprendizado. A matriz curricular segue as novas demandas da comunicação que expande a área de atuação do comunicador, independente de sua formação: as novas tecnologias diversificaram o mercado profissional da área, assim como também o perfil do profissional que se pretende formar. Busca associar o aprendizado teórico e prático aplicado à diversidade das situações que compõem a sociedade brasileira. Com uma atuação, sobretudo na realidade municipal e regional, tem o objetivo de levar o aluno a conhecer, refletir e atuar diretamente nos diversos contextos sociais como um agente capaz de transformação por meio do conhecimento adquirido. Hoje, o jornalista não pode mais buscar colocação somente nos veículos tradicionais de comunicação, como jornal, revista, rádio e TV. Os espaços ampliam-se para além dos meios para todo e qualquer tipo de organização social, econômica e política, onde o jornalista pode atuar de diversas formas, principalmente em funções organizacionais estratégicas e em mídias alternativas, além daquelas advindas com a Internet e com a telefonia celular. As mudanças mercadológicas norteiam-se principalmente pela convergência tecnológica que modificou o panorama de produção comunicacional, contribuindo com a melhoria da qualidade do suporte eletrônico, transformando a notícia em bem social. Os veículos noticiosos foram e são definidos, por diversos estudiosos, como o quarto poder; aquele que guarda os cidadãos dos eventuais abusos por parte dos governantes e estimula a democracia. Assim, o âmbito profissional do jornalista formado pela UNINILTONLINS deve englobar os espaços públicos e políticos, onde poderá aplicar os seus conhecimentos enquanto cidadão. É dentro de uma ação pedagógica que buscar formar, além do profissional, o cidadão pró-ativo, que assimilando e compreendendo a aplicação dos saberes teóricos à prática profissional, poderá contribuir com os processos de transformação necessários à melhoria do bem-estar social. Com as transformações que se aceleraram na última década, as empresas jornalísticas atingiram dimensões industriais. Os veículos tendem a se enquadrar no padrão da instantaneidade das comunicações e necessitam aperfeiçoar suas técnicas e maquinários. Este aperfeiçoamento trouxe a necessidade de trabalhadores intelectuais mais capazes e especializados para informar de modo a reportar os acontecimentos do mundo de forma clara e ágil.

O que é Jornalismo

Como habilitação da área de Comunicação Social, a graduação em Jornalismo compreende o estudo dos processos de comunicação e transmissão de informações, bem como a forma como essas informações são recebidas e compreendidas pelas pessoas.

O que você estuda na graduação em Jornalismo

A graduação em Jornalismo estuda a linguagem e a forma como as pessoas se comunicam, além dos processos de produção de conteúdo noticioso para veículos impressos, rádio, TV e meio digital.

Além de Teorias da Comunicação, quem cursa Jornalismo tem disciplinas em diversas áreas específicas, como o Jornalismo Investigativo, Jornalismo Econômico e Político. Conhecimentos que são aplicados no processo de aprendizagem da produção da notícia em aulas teóricas e práticas.

Qual é o perfil do egresso do curso de Jornalismo

É certo que o profissional de Jornalismo é alguém que tem boa escrita, além de boa capacidade de comunicação para produzir notícias e repassar informações de forma clara.

Além disso, o jornalista é também um profissional comprometido com sua missão de informar. O que demanda curiosidade aguçada que leva à questionamentos em busca da comprovação de dados para a criação de matérias que elucidem dúvidas e apresentem os fatos da forma mais imparcial possível.

Como é o campo de atuação no mercado de trabalho em Jornalismo

O jornalista pode atuar em emissoras de TV ou de rádio, em jornais e revistas impressos, além de publicações digitais. Em Manaus, há um vasto campo de atuação para os profissionais que desejam atuar nessas áreas, sobretudo considerando que o município conta com diversas emissoras filiadas à redes nacionais, além de veículos de atuação regional.

Além disso, é importante considerar que o trabalho jornalístico também tem espaço junto ao digital, seja para a produção textual de notícias, podcasts ou vídeos.

É importante considerar ainda que quem se forma por uma graduação em Jornalismo também encontra a oportunidade de atuar com assessoria de imprensa, prestando apoio à instituições públicas, ONGs e as várias empresas aqui sediadas.