BIBLIOTECA ADERSON DUTRA – BREVE HISTÓRIA

No dia 22 de março de 1994 foi criada a Biblioteca do Centro Universitário Nilton Lins com a finalidade de atender a comunidade estudantil e em geral, disponibilizando acervo adequado para subsidiar  os processos de  ensino, pesquisa  e extensão.  Tendo em vista o crescimento notório em julho de 2000, foi inaugurado o complexo do UNICENTER – Dr. Abílio Afonso Baeta Neves onde em suas dependências foram implantadas as Bibliotecas UNICENTER e EXATAS, unidades de informação pertencente ao SIBib (antigo Sistema Integrado de bibliotecas), para atender aos cursos das áreas das Ciências Biológicas, Exatas,  Tecnológicas e  Ciências da Terra.

Com o aumento crescente de usuários, produtos e serviços oferecidos ao longo dos cinco anos a Biblioteca do UNICENTER  passou a ser chamada “ Biblioteca Aderson Dutra”  e foi transferida para o  Bloco A do  Campus do Parque das Laranjeiras, sendo considerada na época a Biblioteca Central do  Sistema Integrado de  Bibliotecas, o que compreende como a setorial Biblioteca do Campus Japiim com  acervo próprio.

Quem foi Aderson Dutra?

Aderson Dutra, nasceu no dia 27 de Janeiro de 1922, no município de Parintins no Amazonas. Filho de Militão Soares Dutra e Jacy Pereira Dutra graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (antiga UA). Doutor em Direito pela congregação da Faculdade de Direito da UA, foi professor catedrático durante anos. Dentre suas atividades profissionais, exerceu diversos cargos como: Reitor da Universidade do Amazonas, Juiz Federal da Comarca do Amazonas, Procurador da Fazenda Nacional no Amazonas, Presidente da Companhia Elétrica do Amazonas, Secretário de Estado do Interior e Justiça, Procurador Geral da Justiça do Amazonas e Membro da Academia de Letras do Amazonas.

Exemplo de Profissionalismo e competência, em 2005 foi homenageado pelas Faculdades Nilton Lins, emprestando o seu nome à Biblioteca do Campus do Parque das Laranjeiras.

INFORMAÇÕES SOBRE A BIBLIOTECA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta-feira de 9h às 21h e aos sábados de 8h às 12h.

PÚBLICO ALVO

Discentes e docentes de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, funcionários e comunidade externa.

OBJETIVO

Oferecer suporte documental e informacional aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Nilton Lins.

ACERVO

A Biblioteca Aderson Dutra conta com um acervo de aproximadamente 55 mil títulos e 120 mil exemplares dentre livros, periódicos, produções acadêmicas, multimídia (CD-ROM e DVD´s) e obras raras em diversas áreas do conhecimento humano. Acesse a biblioteca on-line (Clique aqui)