AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Comissão Própria de Avaliação –  CPA

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 cria o SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES, e estabelece que toda instituição de ensino superior constitua uma CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, com a atribuição de conduzir os processos de avaliação internos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A CPA da Universidade Nilton Lins é formada por todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes, egressos e técnico-administrativos) e de representantes da sociedade civil organizada.

O Que Avalia

As dimensões que devem ser o foco da avaliação institucional são:

  • A missão, a vocação e inserção regional e/ou nacional;
  • A política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão;
  • A responsabilidade social da instituição: inclusão social, defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  • A comunicação e aproximação com a sociedade;
  • A carreira do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;
  • A gestão da instituição;
  • Infraestrutura;
  • Planejamento e avaliação;
  • Políticas de atendimento aos estudantes.

 

 

Quem participa

A CPA realiza diagnósticos permanentes, seja com os egressos, seja com a comunidade acadêmica em geral, aqui entendendo os discentes, docentes e corpo técnico-administrativo. A partir da coleta dos dados e posterior análise, são gerados relatórios entregues e apresentados aos coordenadores de curso e aos coordenadores acadêmico e administrativo. Os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos, gestores e membros da comunidade externa especialmente convidados.

Independente de seus representantes na CPA, individualmente, cada estudante, professor, técnico-administrativo ou membro da sociedade na qual está inserida a IES, pode comunicar-se diretamente com os dirigentes da IES, ouvidoria ou através do Sistema de Comunicação Direta, da página na Internet e e-mail da CPA, manifestando democraticamente suas posições

O processo de divulgação dos resultados tem se realizado pela necessidade de se dar continuidade ao processo avaliativo, utilizando-se de diversos meios e recursos como: seminários de divulgação dos resultados, painéis com indicadores das pesquisas, documentos informativos (impressos e eletrônicos), sempre com o intuito de comunicar os resultados, sejam eles quais forem, de forma transparente para a comunidade interna e externa.

Para aperfeiçoar o processo de comunicação da avaliação institucional, tem-se o Boletim informativo da CPA e da página eletrônica na internet e redes sociais, exclusivos para a divulgação dos trabalhos da CPA e dos resultados obtidos na avaliação institucional.

Resultados

As avaliações, com a participação dos discentes, dos egressos e de toda a comunidade, têm propiciado avanços significativos. Eis algumas inovações a partir da contribuição de todos:

  • Programas de Acolhidas e de Ambientação aos alunos ingressantes e nivelamentos para melhor acompanhar o curso;
  • Criação do Programa de Bolsa Social Nilton Lins, que democratizou o ingresso na universidade;
  • Expansão da Monitoria e da Iniciação Científica;
  • Implantação do Núcleo de Acessibilidade;
  • Intensificação do trabalho da ouvidoria;
  • Ampliação da biblioteca na sua estrutura física e no acervo;
  • Pleno funcionamento do Núcleo de Apoio Psicossocial e do Serviço de Psicologia Aplicada;
  • Criação da Central de Atendimento;
  • Expansão das instalações físicas com a construção do Complexo de Arquitetura e Engenharias, de um novo andar no Unicenter e de mais  laboratórios;
  • Implantação do Laboratório de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e criação da Agência de Comunicação;
  • Valorização do docente com o Programa de Qualificação Permanente e cursos de Pós-graduação de Didática do Ensino Superior;
  • Uso mais intensivo da tecnologia para o controle acadêmico: portal do aluno e do professor no smartphone;
  • Captação de alunos egressos para os cursos de mestrado e doutorados próprios e para a docência na Universidade Nilton Lins;
  • Rede de representantes com acesso às diversas instâncias da instituição;
  • Melhorias na qualidade dos serviços de  reprografias e lanchonetes;
  • Melhorias na segurança interna e externa ao Campus;
  • Obtenção de maior número de linhas de ônibus junto aos órgãos competentes;
  • Ampliação das atividades culturais;
  • Ampliação das áreas de WIFI;
  • Adequação de estrutura física; reforma e ampliação de laboratórios de ensino e pesquisa;
  • Concurso para contratação de docentes e pesquisadores para a graduação e para reforçar os programas de pós-graduação existentes e também para atuação em novos PPG´s (Programas de Pós-Graduação);
  • Revisão de contratos  e ampliação de concessão  para serviços de alimentação e reprografia;
  • Expansão da Acessibilidade na infraestrutura;
  • Acessibilidade Didático-Pedagógica:  Curso de libras aberto a toda a comunidade acadêmica em geral, com pessoal especializado.