Categories: Noticias

Universidade Nilton Lins é finalista de prêmio internacional

Projeto Meu Guia está na shortlist da categoria “Melhor Vestimenta” do Sports Technology Awards 2017
A Universidade Nilton Lins através da Pró Reitoria de Pesquisa e pós-graduação e do Grupo de pesquisa CICARI está entre os seis finalistas do prêmio internacional “Sports Technology Awards”, realizado em Londres no próximo dia 4 de maio.
O projeto Meu guia, que visa dar autonomia a velocistas cegos, já premiado em nível nacional é finalista na categoria “Melhor Vestimenta” e concorre com outros cinco projetos de outros países.
Coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Oliveira Lima, o projeto é realizado em parceria com pesquisadores de outras instituições superiores do Amazonas – Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estando atualmente na fase de teste de novos aperfeiçoamentos das versões anteriores e de desenvolvimento de novas tecnologias, na Universidade Nilton Lins. Segundo professora Dra. Cleuciliz Santana, Pró-reitora de Pesquisa e Pós- graduação, que representará a Universidade Nilton Lins no evento de 4 de maio na capital britânica, esses resultados revelam o novo direcionamento dado pela direção da casa às pesquisas desenvolvidas na instituição: Para a Reitora da universidade, Profa. Gisélle Lins Maranhão e para o presidente da mantenedora, Nilton Costa Lins Júnior, o foco na pesquisa aplicada deve refletir-se na ponta, na sociedade, com a criação de novos produtos e tecnologias, contribuindo para melhorar a vida das pessoas.
A Universidade Nilton Lins apóia a participação de seus docentes e alunos em eventos e prêmios, nacionais e internacionais, revela a vice-reitora, Profa. Karla Pedrosa. Em 2015, a instituição chegou à final e foi vencedora do Prêmio Santander Universidades com o Projeto Meu Guia, na Categoria de Tecnologia da Informação, Comunicação e Educação.
O fato da Nilton Lins estar entre os seis finalistas do Sport Technology Awards 2017, com aperfeiçoamentos da tecnologia do “Meu Guia”, mostra o amadurecimento da instituição nas atividades de pesquisa acadêmica e inovação tecnológica, ressalta a Profa. Dra. Cleuciliz Santana. “Chegamos à final competindo com empresas estrangeiras que aplicam anualmente recursos gigantescos na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, como Visa, Garmin, Jabra, STATSport e Refsix. Estamos orgulhosos e confiantes que nosso grupo interinstitucional de pesquisa leve o Amazonas ao pódio. O apoio dado pela direção da Nilton Lins foi fundamental para estarmos na “shortlist” da categoria Melhor Vestimenta do prêmio inglês”, finaliza a pró-reitora.
Cicari Atualmente, o Centro de Inovação em Controle, Automação e Robótica Industrial (Cicari) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela Universidade Nilton Lins e coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Oliveira Lima que trabalha desde 2012 na concepção do Projeto Meu Guia, em parceria com o IFAM, UFAM e UEA. A profa. iniciou suas atividades na Nilton Lins em 2015.
“Sports Technology Awards
O prêmio internacional foi criado em Londres em 2014. Reúne pesquisadores e especialistas do mundo na área esportiva e atletas de alto nível. Na edição de 2017, mais de 70 esportes estão representados: foram enviadas propostas de 30 países e de todos continentes.
Outros prêmios recebidos pela Nilton Nilton Lins
Na área tecnológica, pesquisador da Nilton Lins recebeu em 2015 menção honrosa no Prêmio PP SUS de Ciência e Tecnologia, categoria Dissertação de mestrado, do enfermeiro Mauricio Ladeia, egresso do Programa Biologia Urbana, orientado pelo Prof. Dr. Carlos Cleomir, do INPA. Ladeia constatou com sua pesquisa a eficiência do uso do gel de gengibre amargo na cura de lesões nos pés de pacientes diabéticos.
Alunos da graduação da Universidade Nilton venceram as edições de 2015 e 2016 do Prêmio Verde Innovare, em nível local, desbancando as demais instituições de ensino superior da cidade: As equipes da Nilton Lins venceram apresentando as melhores propostas de produtos feitos com resíduos sólidos.
Alunos de Iniciação Científica e do mestrado/doutorado em Aquicultura da Nilton Lins, realizado em ampla associação com o INPA, também receberam prêmio pela apresentação de trabalhos no Aquaciencia 2016, o maior evento técnico-científico nacional de Aquicultura e Biologia Aquática no Brasil.
Setor De Divulgação Científica
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Universidade Nilton Lins
Sala 143- Unicenter
(092) 3643-2022
Colaboraram: Profa. Cláudia Coelho, Adriele Macedo, Sidney Cruz, Sandra Fróes e Profa. Cleuciliz Santana.
unl

Recent Posts

Aproveite a Oportunidade de Financiamento FIES para 2024/1

A Universidade Nilton Lins tem o prazer de anunciar que o processo para as vagas…

6 meses ago

Comunidades tradicionais de Iranduba recebem capacitação em turismo sustentável

Promover a vivência, o intercâmbio cultural e ao mesmo tempo, mapear empreendimentos turísticos, manifestações culturais,…

7 meses ago

Campeões consagrados: Jogos Universitários Brasileiros 2024 revelam os melhores do Basquete, futsal e vôlei

Neste fim de semana (25 e 26/05), Manaus foi palco das finais de basquete, futsal…

7 meses ago

Especialistas se reúnem em Manaus para evento internacional de piscicultura na Amazônia

Mais de 150 pesquisadores e especialistas da Colômbia, Bolívia, Peru e dos estados brasileiros que…

7 meses ago

Porto Chibatão estreia no Programa ‘Zona Franca de Portas Abertas’ com visita de acadêmicos da Nilton Lins

Por meio do programa institucional “Zona Franca de Portas Abertas”, da Suframa, aproximadamente 30 acadêmicos…

7 meses ago

Grupo Nilton Lins lança campanha para ajudar animais afetados pela enchente no RS

O Grupo Nilton Lins está realizando uma campanha de arrecadação de ração e alimentos para…

7 meses ago