Nilton Lins dá início a programação do I Workshop de Agronegócios

O Auditório Vânia Pimentel foi palco para a abertura do I Workshop de Agronegócios da Universidade Nilton Lins. A solenidade iniciou na manhã desta terça-feira (29) com a participação do presidente da mantenedora, Nilton Costa Lins e dos convidados de instituições parceiras que apoiam o desenvolvimento do setor de agronegócio na região. Além dos convidados estiveram presentes na cerimônia a vice-reitora, Karla Pedrosa, o Pró-reitor de graduação, Vitângelo Plantamura, a pró-reitora de extensão e coordenadora geral do evento, Janaína Braga, pró-reitora de pesquisa, Cleuciliz Santana e o ouvidor da instituição, Clemilton Souza.

O presidente da mantenedora agradeceu a participação dos convidados, estudantes e empresários presentes durante a cerimônia de abertura do Workshop e falou sobre a importância do evento de agronegócios para a instituição. “Buscamos reunir os produtores, os órgãos competentes como Ipaam, Ministério Público, dentre outros envolvidos para tentar mostrar aos participantes a importância do agronegócio para o Estado. Queremos produzir mais peixes, plantar mais, e uma pecuária mais forte é feita a partir disso, definirmos nossas metas e o que deve ser feito para alcançá-las”, explicou Dr. Nilton Lins Jr.

Após a solenidade de abertura os participantes acompanharam palestras durante o I Workshop de Agronegócios da Universidade. Na ocasião foram abordados temas como Panorama da Pesca e Aquicultura no Estado do Amazonas, Aspectos da Produção e Comercialização da Castanha da Amazônia, A cultura da Mandioca e a Piscicultura Empreendedora.

“O workshop é fundamental para nós tentarmos influenciar ou criar uma política para o setor de agronegócio do nosso Estado. Muitas pessoas reclamam que o Amazonas importa peixe, que não planta e não produz, mas poucos discutem o porquê e as soluções que podem ser encontradas, e é isso que a universidade quer mostrar durante a feira”, finalizou o presidente da mantenedora.

A programação do Workshop continua até às 21h do dia 30 de agosto, abordando variados temas relacionados ao agronegócio e seus avanços. No dia 31 de agosto, será a vez da I Feira de Agronegócios da Nilton Lins, que deve reunir um público  de 30 a 40 mil pessoas na unidade do Parque das Laranjeiras.

O Chef urbano já está confirmado durante a feira, além dos food-bikes, food-trucks e restaurantes, o evento também conta com área para 160 expositores, mostra de peixes, exposição e leilão de animais e competições a cavalo. A feira acontece até o próximo domingo.

Texto: Vanessa Fontes

Foto: Leonardo Jeronimo