Workshop de Digitalização na Amazônia

A Universidade Nilton Lins recebeu palestras e discussões em mesas redondas a respeito de desenvolvimento tecnológico e ambiental na manhã da última sexta-feira (8) em um evento do qual participaram profissionais de universidades locais, universidades de São Paulo e universidades da Suécia. As palestras iniciaram às 08h00 e foram até as 16h00. Na programação, foram discutidos, além dos benefícios que trazem a parceria entre as instituições presentes, assuntos como: desenvolvimento ambiental, tecnologias seguras e os outros pontos atingidos pela influência que a parceria traz.

A programação contou com mais de 15 palestrantes e, além de acadêmicos da Universidade Nilton Lins, atraiu também a presença de acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os egressos da UEA Ana Beatriz e Vicente Ramos compareceram à palestra para entender melhor os benefícios que as parcerias podem trazer ao Estado. “Viemos para saber o que eles estão abordando sobre a Amazônia e o que eles pretendem fazer em relação à tecnologia e o desenvolvimento ambiental”, esclareceu Vicente Ramos.

Segundo Marcelo Castro, representante da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) as expectativas quanto à continuidade da parceria são altas. O Estado, e principalmente a Amazônia, têm muito a ganhar com os projetos já desenvolvidos e os que estão a ser desenvolvidos. “O trabalho da Fundação é levar educação e distribuição de renda em forma de desenvolvimento, por isso é essencial esse tipo de parceria e a tecnologia que eles trazem até nós, tecnologia essa em forma de instrumentos que possibilitam acesso à informação de maneira digitalizada como tablets e computadores”. Marcelo esclareceu ainda que um dos objetivos da parceira é facilitar a vida de pessoas que vivem no interior: “A distribuição de renda de  maneiras alternativas e que mostrem que a floresta vale mais em pé do que derrubada é um fator importantíssimo para o desenvolvimento sustentável. Então, levar avanços como micro tratores e outras tecnologias para facilitar o trabalho no interior, auxilia nesse desenvolvimento”, frisou Marcelo.

Programações como essa acontecem anualmente, e todas levam o objetivo de apresentar projetos executados durante o percurso do projeto e os projetos futuros. Ano que vem as apresentações poderão acontecer em uma instituição na Suécia.

Jonas Wesley

Foto: Paulo Henrique