Enfermidades digestivas de ruminantes é tema de palestra para alunos e fazendeiros durante feira

Por: Bruno Pacheco

A palestra sobre as principais enfermidades digestivas de ruminantes, ministrada pelo Dr. Jomel Francisco dos Santos, que atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), trouxe para debate as doenças que mais acometem em bovinos, ovinos e caprinos na criação relacionados aos distúrbios digestivos.

De acordo com Jomel, problemas nutricionais e alimentares são as mais frequentes em animais ruminantes. “As que mais acometem são aquelas de cunho nutricional, alimentar. Às vezes por falha de manejo, por escassez ou troca de alimento, que altere a fisiologia do animal, da sua nutrição. E isso pode derivar de algum distúrbio que irá causar essas enfermidades digestivas’’, enfatizou ele.

A principal forma para combater a ruminância é a prevenção. Na média geral, a melhor adaptação na alimentação deve ter duração mínima de três semanas para que o animal consiga se adequar à nova pastagem ou concentrado, evitando problemas futuros.