Nilton Lins celebra 30 anos de fundação

Por: Gabriel Abreu

A cerimônia começou com a entrega do primeiro título honoris causa ao ministro da educação RossielI Soares, que também foi secretário de educação do amazonas entre os anos de 2015 e 2017.

A homenagem prestada ao ministro foi pela sua trajetória na educação/ como secretário de educação do amazonas RossielI soares aumentou os números do índice de desenvolvimento da educação básica o (ideb)/ como ministro foi responsável pela reforma do ensino médio. E a partir de janeiro assume a secretaria de educação de São Paulo.

Tudo começou há trinta anos quando o visionário Nilton costa Lins tinha o sonho de desbravar a Amazônia por meio da educação. A instituição começou sendo centro de ensino superior, em 1999 se tornou centro universitário e em 2013 recebeu o título de universidade.

Nessas três décadas a instituição já formou mais de trinta mil profissionais em diversas áreas do conhecimento. Entre eles está o novo governador eleito do amazonas Wilson Lima, que foi homenageado recebendo uma estatueta de Dom Quixote, símbolo que inspirou a história da universidade.

Há 22 anos na instituição a professora Vania Pimentel descreveu bem a trajetória da instituição ao longo desses anos onde recitou o poema “cantares” de Antônio Machado que na entrevista a nossa equipe resumiu em apenas um trecho.

“Caminhante não há caminho, se faz caminho ao andar”