As diversas faces da Engenharia Ambiental

As diversas faces da Engenharia Ambiental

Proteger o meio ambiente é o objetivo da Engenharia Ambiental. E o profissional que se forma nessa área tornou-se uma figura obrigatória no mercado, já que atualmente as empresas reconhecem a importância de ter políticas de prevenção e recuperação dos impactos ao meio ambiente. 

Ele atua na preservação dos recursos naturais de solo, água e ar podendo executar funções em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

No post de hoje, apresentamos as possibilidades desse ramo da Engenharia, que é novo, mas que vem conquistando cada vez mais adeptos. Não deixe de ler até o final!

Saneamento Básico 

O engenheiro ambiental encontra oportunidades em companhias de abastecimento e tratamento de água. Ele avalia a qualidade de água que é fornecida, o sistema de distribuição e de esgoto, propondo melhorias para aumentar o abastecimento.

Pesquisas indicam que o Brasil ainda tem um grande desafio pela frente quando o assunto é saneamento básico, uma vez que apenas 45{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75} do nosso esgoto é devidamente tratado. O profissional de Engenharia Ambiental tem a importante missão de desenvolver projetos para acabar com tal desperdício.

Recuperação de áreas degradadas

As tragédias ambientais são outro grande desafio para o país, que sofre com enchentes, deslizamentos, desmatamentos e outros desastres. O especialista em Engenharia Ambiental trabalha para reduzir os impactos causados por esses acontecimentos, ou simplesmente pela falta de conscientização das pessoas, que descartam materiais impróprios na natureza, como plástico, metal e outros.

Normalmente, quem se dedica a cuidar de áreas degradadas acaba trabalhando em organizações não-governamentais ou mesmo em instituições públicas, como o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e outros.

Setor Industrial

O engenheiro ambiental tornou-se indispensável para as indústrias desde que o tema sustentabilidade ganhou espaço nas organizações, com a necessidade de criar políticas para que sua operação não causasse tantos danos ao meio ambiente. 

Isso deu ao engenheiro ambiental a responsabilidade de fiscalizar a execução de cada etapa do processo produtivo, criando mecanismos mais sustentáveis para economia de materiais e, principalmente, o descarte de resíduos, para que não haja danos à natureza.

Agronegócio

No agronegócio, esse profissional garante que o solo esteja próprio para a plantação de determinado alimento, por exemplo, e passa ao agricultor as orientações necessárias para o cultivo.

Consultoria Ambiental 

Como falamos, prevenir e fiscalizar as atividades que envolvem algum impacto ambiental é uma necessidade e exige profissionais altamente capacitados, como os consultores. Essa é mais uma forma de exercer a profissão. Assim, o profissional pode ter o seu próprio negócio, elaborando projetos de gestão ambiental para as empresas.

Educação 

O Engenheiro Ambiental também pode lecionar a disciplina em cursos superiores ou técnicos, assim como contribuir com o desenvolvimento  de pesquisas na área. Para atuar como professor, você deve fazer um mestrado. Outra função é em construtoras e órgãos jurídicos, para o licenciamento de obras. 

A carreira em Engenharia Ambiental é considerada uma das mais promissoras do mercado e o salário de um  profissional gira em torno de R$ 6.233,88 (média), de acordo com o site Salário.com.br.

É um defensor nato das causas ambientais e gosta de estudar ciências exatas e biológicas? Então, você tem tudo para ter uma carreira brilhante nessa área!

A Universidade Nilton Lins oferece a graduação em Engenharia Ambiental, que tem  duração de cinco anos. Acesse a página do curso e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *