Você já parou para pensar no caminho que o arroz percorre até chegar na sua mesa? Do cultivo dos grãos até os saquinhos encontrados na prateleira do supermercado, muita coisa acontece. Plantação, colheita, seleção, tratamento, embalagem e distribuição são apenas algumas das etapas pelas quais esse e diversos outros produtos tão comuns em nosso dia a dia percorrem para chegar aos consumidores.
O gestor da produção industrial é o profissional que lida diretamente com essas e outras etapas do processo produtivo não apenas de alimentos, mas também de outros bens, como medicamentos e objetos tecnológicos.
Nos próximos tópicos, apresentamos o que é a carreira em Gestão de Produção Industrial, quais são os setores de atuação profissional e o que se estuda no curso que prepara você para atuar nessa área. Siga conosco!
O que é Gestão de Produção Industrial?
A Gestão da Produção Industrial é a área do conhecimento responsável pelo planejamento e pela supervisão dos processos de fabricação. O profissional formado nesse curso pode trabalhar em indústrias em geral e em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos, assim como aquelas que prestam serviços de assistência.
O tecnólogo em gestão de produção pode atuar nas diferentes etapas que compõem o processo produtivo, desde o planejamento das linhas de produção até o controle de qualidade dos produtos fabricados. Vistorias, perícias e emissão de laudos e pareceres técnicos são algumas das atividades desempenhadas nessa carreira.
O que se estuda nesse curso?
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial é o primeiro passo para ingressar na carreira. Durante a formação, que tem duração de dois anos e meio e foco em conhecimentos práticos, os alunos contam com disciplinas das áreas de matemática, administração e engenharia.
Matemática aplicada, gestão da produção industrial e refrigeração são alguns dos conteúdos que podem ser encontrados na matriz curricular da graduação. O aluno também realiza um estágio, que representa o primeiro contato com o mercado de trabalho e a possibilidade de colocar os aprendizados em prática.
Quais são as áreas de atuação em Gestão de Produção Industrial?
Como falamos no início deste post, o tecnólogo em Gestão da Produção Industrial conhece todas as etapas do processo produtivo. Por isso, as áreas de atuação nas quais esse profissional pode desempenhar suas atividades são várias. Operações, manutenção e produtos são algumas delas.
O egresso do curso de Gestão de Produção Industrial pode, por exemplo, planejar o layout da linha de produção, determinando como o produto deve se movimentar na indústria.
Outra opção é o profissional atuar no controle de qualidade dos bens produzidos. O tecnólogo também encontra oportunidades para trabalhar com a seleção e o tratamento de matérias-primas.
A Gestão de Produção Industrial é um setor muito importante para o processo produtivo. Por isso, o tecnólogo formado nessa área pode trabalhar em diferentes campos. A graduação fornece os conhecimentos e a qualificação necessária para que os alunos possam desempenhar as atividades dessa carreira.
Ficou interessado? Então conheça o curso de Gestão de Produção Industrial da Universidade Nilton Lins!