Ciências Econômicas: qual é o perfil do estudante?

O cientista econômico — ou economista — analisa os indicadores da economia e   orienta as atividades financeiras das empresas, a fim de evitar prejuízos e planejar investimentos, compras, vendas etc.

Para fazer essa análise, é preciso captar informações em várias fontes: fatos históricos, estatísticas, cenário político, resultados comerciais anteriores e atuais e o comportamento do consumidor.

Formando-se em Ciências Econômicas, você pode auxiliar pessoas e empresas a aumentarem (ou preservarem) seu patrimônio, portanto, o profissional da área tem um papel de consultor.

A seguir, vamos falar sobre as características necessárias para fazer o curso de Economia. Quer saber se você tem o perfil? Continue a leitura e descubra!

Fazer a análise e a investigação dos fatos

Antes de ser um bom economista, é preciso ser um bom observador, pois, ainda durante a graduação, você vai se deparar com muitas informações e números e terá que reuní-los para compreender as causas de um fenômeno econômico e determinar seus impactos no cotidiano.

Ser habilidoso com dados numéricos e cálculos

Os indicadores sobre os quais falamos no início do artigo são numéricos. Dessa forma, os cálculos farão parte da sua rotina — durante a faculdade de Ciências Econômicas e depois dela. Se você não tiver uma certa intimidade com a matemática, será difícil concluir os estudos.

Conhecer as novas tecnologias

Bateu um desânimo ao ler o item anterior? Pois, calma! Hoje em dia, o profissional de Ciências Econômicas conta com as tecnologias mais avançadas para reunir dados e efetuar os cálculos e fazer a gestão dos dados, trazendo resultados mais precisos sem tanto esforço. Assim, a dica para se preocupar menos em fazer contas é conhecer bem os programas, aplicativos e fórmulas que se aplicam à área.

Buscar novos conhecimentos sempre

Ser bem informado é essencial para exercer esta profissão, e isso inclui ler os jornais todos os dias e visitar sites especializados em Economia a todo o momento. Isso porque os indicadores econômicos são alterados com muita facilidade.

Além disso, você precisa acompanhar o que acontece no mundo (não apenas o que está no caderno de economia), porque qualquer fato político ou social pode trazer consequências para o desempenho dos seus negócios.

Ter facilidade para trabalhar em equipe

Em Ciências Econômicas, boa parte das tarefas é feita individualmente, no entanto, o trabalho completo é realizado em equipe. Quer dizer que o economista precisa estar em contato com todas as áreas da empresa e compreender as atividades envolvidas no negócio.

Além disso, é comum que ele tenha que apresentar relatórios aos clientes, acionistas e líderes das empresas, por isso é importante que tenha habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

A graduação em Economia é um bacharelado com duração de quatro anos. E o órgão que regulamenta a profissão é o Conselho Regional de Economia.

E então, você se identificou com o perfil do economista? Caso ainda tenha dúvidas, conheça mais detalhes sobre a graduação em Ciências Econômicas da Universidade Nilton Lins!