SEMANA DE INOVAÇÃO SUÉCIA-BRASIL: Comitiva Sueca visita o Núcleo de Inovação Tecnológica da  Universidade Nilton Lins

SEMANA DE INOVAÇÃO SUÉCIA-BRASIL: Comitiva Sueca visita o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Nilton Lins

Os alunos de mestrado e doutorado, docentes e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins  receberam na manhã de terça-feira, 17 de setembro, a visita do Vice-Ministro Sueco da Inovação, Sr. Emil Högberg e comitiva. Em sua fala, o  vice-ministro fez um resumo dos assuntos objetos do evento “Hélice Tríplice Suécia-Amazonas: Inovação e empreendedorismo”., que teve sua abertura em Manaus no dia 16, na FIEAM e prossegue até o dia 27 de setembro em outras capitais brasileiras.

Acompanhados da Reitora da Universidade Nilton Lins, Profa. Gisélle Vilela Lins Maranhão e Cônsul Honorária da Suécia para os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, da vice-reitora Karla Pedrosa e Pró-reitores da instituição, o vice-ministro e sua comitiva conheceram o núcleo de Inovação Tecnológica da Nilton Lins e interagiram com os acadêmicos e docentes de pós-graduação.

O coordenador de Iniciação Científica, prof. Dr. Rafael Kuradomi apresentou os principais projetos de pesquisas em andamento no Programa de Aquicultura da Universidade Nilton Lins/INPA, nas áreas de sanidade, reprodução e nutrição de peixes.

A Profa. Dra. Cleuciliz Magalhães Santana, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação destaca a importância da visita do vice-ministro de inovação sueco à Universidade Nilton Lins: “É uma oportunidade de entendermos melhor como funcionam modelos modernos como o da Tríplice Hélice, no qual a Universidade desenvolve suas atividades em parceria com o setor governamental e com empresas”.

AS SEMANAS DE INOVAÇÃO SUÉCIA-BRASIL

As semanas de inovação Suécia-Brasil proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O objetivo é promover a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promovendo ambientes de inovação suecos, estabelecendo uma colaboração com parceiros brasileiros e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI. As Semanas de Inovação também fornecem uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil. São, além disso, uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil. As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são organizadas pelo Team Sweden Brazil: Embaixada da Suécia, Conselho Sueco de Investimento e Negócios (Business Sweden), Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) e os Consulados Honorários da Suécia, principalmente os de São Paulo e do Rio de Janeiro

( https://inovacaosueciabrasil.com.br/swedish-brazilian-innovation-week/) Setor de Divulgação Científica – Universidade Nilton Lins