Universidade Nilton Lins promove minicurso de Agroclimatologia

A Universidade Nilton Lins realizou na tarde desta quinta-feira (19/09), o minicurso: Agroclimatologia – Como otimizar a agricultura a partir de conhecimentos de precipitação e evapotranspiração.

A palestra foi realizada pelo Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eron Bezerra.

O minicurso tinha o objetivo de apresentar para alunos, agricultores familiares e técnicos do setor como usar a tecnologia para aumentar a renda do produtor rural sem prejudicar o meio ambiente. “Na agricultura, podemos dobrar e até mesmo triplicar as áreas produtivas recorrendo à tecnologia, sem mexer num palmo de terra a mais”, explicou o Professor.

Entre os tópicos apresentados pelo Doutor Eron, por meio de um slide explicativo, os acadêmicos presentes também aprenderam sobre técnicas populares e suas necessidades, garantindo assim, a utilização de tecnologia mesmo sem uma ferramenta de ponta apropriada.

Para o aluno de Engenharia Ambiental da Universidade Nilton Lins, Jonatas Silva dos Santos, a palestra foi muito produtiva. “Achei muito interessante! Gostei das técnicas populares apresentadas e das dicas que o professor nos passou”, declarou. Durante a III Feira de Agronegócios, a Universidade Nilton Lins em parceria com o Sistema Sepror (ADS, Adaf e Idam), Universidade Federal do Amazonas e outras autarquias, executará minicursos, cursos, palestras e seminários, com certificados totalmente gratuitos, voltados ao aprimoramento do setor primário.

Autora: Yasmin Pereira