Governo do Amazonas apoia projeto de empreendedorismo através de incubadora de bionegócios e tecnologias

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está apoiando um projeto de pesquisa que possibilita a criação de uma incubadora de empresas na Universidade Nilton Lins.

O projeto se chama ” Incubadora BioTech da Amazônia” e tem como objetivo o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo e da inovação através da criação de uma incubadora chamada “Incubadora de Bionegócios e Tecnologias da Amazônia ou inBioTa”.

Visando a bioeconomia no estado e se alinhando ao Modelo de Centros de Referência para Apoio de Novos Empreendimentos (Cerne), o coordenador do estudo e doutor em química, Carlos Filipe Reis Costa Guimarães, explica que a criação dos dois programas de empreendedorismo, sendo um de pré-incubação (onde o empreendedor está na fase de formulação da ideia) e a incubação (quando já se tem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica-CNPJ e um modeo de negócio estruturado) é importante para sensibilizar, prospectar e desenvolver ideias e negócios na sociedade.

Esse projeto atua como mais uma ferramenta para a sociedade, dentro e fora da universidade, com o intuito de auxiliar no direcionamento e suporte aos potenciais empreendedores.

Equipe de pesquisa e desenvolvimento

A equipe da inBioTa é composta por mais de dez parceiros envolvidos, três profissionais de inovação, que já fazem parte do quadro efetivo da universidade e três bolsistas de apoio técnico cedidos pela universidade.