Categories: Noticias

Conferência internacional em Manaus bate recorde de inscrições e terá participantes de mais de 20 países

Equador, Chile, Espanha, México, Itália e Índia são alguns dos mais de 20 países que já inscreveram trabalhos e pesquisas na terceira edição da Conferência Internacional em Tecnologia da Informação & Educação (Icited 23), evento multidisciplinar com foco na inovação, empreendedorismo e na utilização de novas ferramentas e tecnologias na área do ensino, que acontece em Manaus, na Universidade Nilton Lins, nos dias 29 e 30 de junho.

De acordo com o coordenador do evento – promovido pelo Instituto Politécnico do Porto (Portugal), em parceria com a Nilton Lins e com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) – João Vidal Carvalho, no total 270 trabalhos já foram submetidos para análise do Comitê Científico da conferência.

“Faltando dois meses para o início, já atingimos o recorde de trabalhos inscritos que anteriormente era de 200. Isso representa cerca de mil pesquisadores diretamente envolvidos e também as grandes mudanças que estão atuando na área do ensino e da educação em todo o mundo”, destacou Carvalho.

Tecnologias

A professora e pesquisadora portuguesa Anabela Mesquita, que também integra a coordenação do Icited 23, explicou que a conferência irá abordar dois grandes temas: as novas tecnologias na educação e o uso destas ferramentas nas salas de aula e em diferentes áreas, como nas artes, filosofia e nas ciências.

“Também questionaremos a relação de todo este cenário com um mercado de trabalho que está em constante transformação digital. Como acompanhar esta evolução e como os futuros profissionais podem melhorar a empregabilidade e utilizar as novas tecnologias, como o Chat GPT e a inteligência artificial, para melhorar o desempenho dos alunos e definir o futuro da educação”, destacou Anabela.

Ainda segundo a professora, o ensino virtual e à distância, assim como a utilização de jogos e aplicativos na área educacional também serão debatidos durante o evento.

Amazônia

Também coordenador do Incited 23, Antônio Abreu destacou a importância de realizar o evento em Manaus, no coração da Amazônia.

Para Carvalho e Anabela, o principal legado que a conferência irá deixar para a cidade, e para toda a região, é o conhecimento que será gerado e que poderá ser aplicado para as futuras gerações de estudantes e profissionais. “Manaus é um lugar com grande atratividade para reunir os principais nomes do segmento sem deixar de lado, as questões ambientais, sociais e sustentáveis”.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Nilton Lins, Profa. Dra. Cleuciliz Santana, ressaltou ainda, a importância para a instituição e para o Estado da conferência, como a troca de informações e experiências entre os pesquisadores amazonenses e os participantes dos demais países.

“Esta é mais uma ação de internacionalização e de consolidação da Nilton Lins como referência nacional na área educacional, de pesquisa e extensão. É uma grande satisfação sediar um evento deste porte com a participação de instituições de todo o mundo e que certamente irá se refletir positivamente na qualidade do ensino no Amazonas e em todo o País”, acrescentou.

nilton lins

Recent Posts

Linhas e Lentes: exposição fotográfica revela olhar diferenciado da arquitetura em Manaus

Muito além das fachadas, os prédios históricos de Manaus guardam imagens e identidades únicas. É…

6 meses ago

Uso de medicamentos e prevenção de IST são temas de ação da FVS-RCP

Com o objetivo de fortalecer a sensibilização sobre os riscos da automedicação e a importância…

6 meses ago

Inovação e Bioeconomia no AM: Jornada de Empreendedorismo está com inscrições abertas até 30

A Incubadora de Bionegócios e Tecnologias da Amazônia (inBioTa), da Universidade Nilton Lins, com apoio…

6 meses ago

Campanha ‘É Meu por Direito’ encerra mais uma edição com atendimento ampliado

Com o objetivo de atender todas as zonas da cidade, a Prefeitura de Manaus, por…

6 meses ago

Clínicas Integradas da Nilton Lins oferecem horários especiais de atendimento

As Clínicas Integradas da Universidade Nilton Lins anunciam horários especiais de atendimento ao público durante…

6 meses ago

Confira os ‘arraiás’ em Manaus durante o mês de São João

Diversos arraiais e festivais juninos movimentam Manaus entre os meses de junho e julho, com…

6 meses ago