Finais foram realizadas no domingo (14/05)O ginásio do Atlético Rio Negro Clube pegou fogo neste fim de semana (14 e 15/05), com as finais de handebol na etapa amazonense dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023, em Manaus.
A equipe feminina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o time masculino da Universidade Nilton Lins foram os grandes campeões da modalidade. Coordenada pela Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), em parceria com a Liga de Handebol do Amazonas (Liham), a competição contou com sistema de rodízio, sendo os campeões aqueles que obtivessem mais pontos.
No handebol feminino, a equipe da Ufam (Manaus) venceu todos os três jogos disputados contra as representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e da Ufam (Parintins), subindo no mais alto lugar do pódio. Em segundo e terceiro lugares ficaram UEA e Uninorte. Já o handebol masculino da Uninilton Lins também se sagrou campeão invicto ao vencer os quatro jogos disputados contra os times da Ufam (Manaus e Parintins), UEA e Uninorte.
A medalha de prata foi conquistada pela Uninorte, seguida da Ufam (Parintins), que faturou o bronze. Com os resultados, Uninilton Lins e Ufam (Manaus) garantiram uma vaga na etapa nacional dos JUBs, que será realizada no mês de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Tênis de mesa – Seguindo o sistema de rodízio, no sábado (13/05), foi definido o pódio da modalidade tênis de mesa. No feminino, ouro para Clara Maria Barroso, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi); prata para Elana Tavares, da Ufam (Parintins); e bronze para Letícia Alves, da Uninorte.
No masculino, o primeiro lugar ficou com Adryel Farias, seguido por Júlio Pinheiro, ambos da Uninorte. As disputas foram realizadas na Associação Desportiva Israel Barreto (Adib), localizada na Rua Biribá, nº 2, bairro Cidade Nova, zona norte.
Futsal – No sábado (13/05), Parintins deu show de talento e venceu todas as partidas disputadas no dia. Começando os trabalhos, vitória por 4 a 2 do time masculino da Unopar sobre a UEA. Em seguida foi a vez da Ufam atropelar a Universidade Paulista (Unip) por 7 a 1. No feminino, vitória esmagadora da Unopar sobre a UEA por 9 a 0.
No domingo (14/05), o time feminino da Unopar (Parintins) venceu a Uninorte por 4 a 2. No masculino, vitória da Ufam (Parintins), de virada, sobre a Ufam 2 (Manaus), por 2 a 1. Em seguida, a equipe da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) levou a melhor sobre a Unopar (Parintins) por 2 a 0. Depois foi a vez da Ufam 1 vencer a Fametro 2 por 4 a 3.
As quartas de final do naipe masculino serão realizadas na terça e quinta-feira (16 e 18/05), respectivamente. Já as semifinais de ambos os naipes irão ocorrer no sábado (20/05), a partir das 8h. As partidas serão disputadas no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, localizado na Avenida Jauary Marinho, bairro Coroado, zona sul.
Fotos: Divulgação/Faud