Categories: Esportes

Basquete masculino da Uninilton Lins estreia com vitória no segundo bloco de modalidades dos JUBs 2023

O segundo bloco de disputas da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começou e o basquete masculino da Universidade Nilton Lins já garantiu a primeira vitória para o estado. A competição, que é realizada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Para a vice-presidente Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a competição tem trazido ótimos resultados.

“Nossos atletas têm mostrado muita garra e determinação e os resultados são espelho disso: dois times de voleibol subindo para a primeira divisão, o handebol feminino garantindo um bronze, handebol masculino alcançando a quinta colocação e permanecendo na elite da modalidade, medalhas de prata e bronze para o wrestling, bronze para e-Sports no futebol eletrônico e tricampeonato para nossa atleta de Clash Royale. São conquistas incríveis e estamos orgulhosos da participação do Amazonas na competição”, destacou.

Nesta etapa serão disputadas 11 modalidades, sendo elas basquetebol, futsal, acadêmico, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, jiu-jítsu, karatê e e-Sports (Counter Strike, League of Legends, Valorant). O Amazonas terá atletas competindo nas modalidades basquetebol, tênis de mesa, tênis, karatê e jiu-jítsu.

O primeiro desafio foi para a equipe de basquete masculino da Uninilton Lins, que estreou nos jogos contra o time do Espírito Santo. Um duelo bastante acirrado para o Amazonas que, ainda assim, manteve-se à frente no placar em todos os períodos, com parciais de 17 a 09, 33 a 26, 48 a 46 e, finalmente, vitória amazonense por 72 a 65.

Participante do grupo “N” na modalidade tênis de mesa, a representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins, Elana Tavares, também estreou na competição. A atleta, que ficou de stand-by na primeira partida, acabou sendo derrotada no duelo seguinte pela representante de São Paulo. Mesmo com o resultado, a mesatenista passou para a próxima fase, onde as disputas serão no estilo perde-sai, mais conhecido como mata-mata.

No tênis, a atleta da Uninilton Lins, Mell Cohen, ficou de stand-by na primeira partida e enfrentará a vencedora do jogo entre as atletas do Paraná e do Ceará.

*A competição* – Mais de cinco mil atletas participam da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. Serão disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.

Creditos: chumbogrossomanaus

nilton lins

Recent Posts

Aproveite a Oportunidade de Financiamento FIES para 2024/1

A Universidade Nilton Lins tem o prazer de anunciar que o processo para as vagas…

8 meses ago

Comunidades tradicionais de Iranduba recebem capacitação em turismo sustentável

Promover a vivência, o intercâmbio cultural e ao mesmo tempo, mapear empreendimentos turísticos, manifestações culturais,…

9 meses ago

Campeões consagrados: Jogos Universitários Brasileiros 2024 revelam os melhores do Basquete, futsal e vôlei

Neste fim de semana (25 e 26/05), Manaus foi palco das finais de basquete, futsal…

9 meses ago

Especialistas se reúnem em Manaus para evento internacional de piscicultura na Amazônia

Mais de 150 pesquisadores e especialistas da Colômbia, Bolívia, Peru e dos estados brasileiros que…

9 meses ago

Porto Chibatão estreia no Programa ‘Zona Franca de Portas Abertas’ com visita de acadêmicos da Nilton Lins

Por meio do programa institucional “Zona Franca de Portas Abertas”, da Suframa, aproximadamente 30 acadêmicos…

9 meses ago

Grupo Nilton Lins lança campanha para ajudar animais afetados pela enchente no RS

O Grupo Nilton Lins está realizando uma campanha de arrecadação de ração e alimentos para…

10 meses ago