Categories: Noticias

Nilton Lins capacita e empodera comunidades tradicionais do Amazonas para o turismo sustentável

Em uma iniciativa pioneira, a Universidade Nilton Lins está transformando o cenário educacional e socioeconômico de comunidades tradicionais no Amazonas com a graduação, no final deste ano, da primeira turma de 20 moradores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e do Uatumã no curso de Gestão de Turismo.

O projeto inovador, que teve início em 2022 em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, oferece o curso de forma remota, por meio da Educação a Distância, tornando a formação profissional mais acessível para estudantes distantes dos grandes centros urbanos e inclui ainda bolsas de estudo.

O curso da Nilton Lins concentra-se em capacitar as comunidades tradicionais para o desenvolvimento do turismo de base comunitária e para fomentar o empreendedorismo local e os acadêmicos são orientados a explorar oportunidades de negócios, especialmente no setor de hospedagem, passeios, restaurantes e outros serviços que já são oferecidos de maneira informal.

Renda e Sustentabilidade

O professor e coordenador do curso de Turismo da Nilton Lins, João Emanuel, destaca ainda, o poder da educação como ferramenta para capacitar e criar oportunidades para a população amazonense e a importância da qualificação para as comunidades envolvidas.

“Além das habilidades para gerir empreendimentos turísticos e proporcionar uma base econômica sólida a médio prazo, resultando na criação de novos empregos, a formação promove a valorização das ricas tradições culturais das comunidades”.

O professor também enfatiza que o curso aborda a necessidade de preservação ambiental. “Atividades que são grandes atrativos para os visitantes, como a pesca artesanal, caminhadas na floresta e passeios em rios e praias, somente são possíveis com o respeito à fauna, flora e à sustentabilidade”, ressalta.

O currículo do curso abrange disciplinas fundamentais, incluindo projeto hoteleiro, gestão de equipe, empreendedorismo, arte, cultura e patrimônio, além de gestão de eventos. Com a formatura da primeira turma se aproximando, o coordenador revela que o objetivo é expandir a iniciativa para outras comunidades tradicionais do interior do estado.

#cultura #economia #povosindígenas #uniniltonlins #amazonas

nilton lins

Recent Posts

Aproveite a Oportunidade de Financiamento FIES para 2024/1

A Universidade Nilton Lins tem o prazer de anunciar que o processo para as vagas…

4 semanas ago

Comunidades tradicionais de Iranduba recebem capacitação em turismo sustentável

Promover a vivência, o intercâmbio cultural e ao mesmo tempo, mapear empreendimentos turísticos, manifestações culturais,…

2 meses ago

Campeões consagrados: Jogos Universitários Brasileiros 2024 revelam os melhores do Basquete, futsal e vôlei

Neste fim de semana (25 e 26/05), Manaus foi palco das finais de basquete, futsal…

2 meses ago

Especialistas se reúnem em Manaus para evento internacional de piscicultura na Amazônia

Mais de 150 pesquisadores e especialistas da Colômbia, Bolívia, Peru e dos estados brasileiros que…

2 meses ago

Porto Chibatão estreia no Programa ‘Zona Franca de Portas Abertas’ com visita de acadêmicos da Nilton Lins

Por meio do programa institucional “Zona Franca de Portas Abertas”, da Suframa, aproximadamente 30 acadêmicos…

2 meses ago

Grupo Nilton Lins lança campanha para ajudar animais afetados pela enchente no RS

O Grupo Nilton Lins está realizando uma campanha de arrecadação de ração e alimentos para…

2 meses ago