Categories: Noticias

Uso de medicamentos e prevenção de IST são temas de ação da FVS-RCP

Com o objetivo de fortalecer a sensibilização sobre os riscos da automedicação e a importância da prevenção em saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta quarta-feira (18/06), uma ação educativa no Parque Municipal do Idoso, na zona centro-sul de Manaus.

A iniciativa faz parte da campanha de uso racional de medicamentos e conta com palestras sobre prevenção ao HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e os riscos da automedicação da FVS-RCP, com foco no público idoso.

A atividade é uma parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), SES-AM, à Rede NATJUS ligada ao Hospital Sírio Libanês, Bemol Farma, Drogasil, Universidade Nilton Lins e Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas”.

Durante o evento, foram realizadas testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão arterial, glicemia e bioimpedância. Na oportunidade, também foram realizadas atividades de educação à saúde sobre diferentes doenças, como prevenção à arboviroses, incluindo a dengue.

A ação faz parte das ações permanentes de educação em saúde inspiradas no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, em 5 de maio. “A promoção do uso racional de medicamentos é um compromisso da FVS-RCP com a segurança da população, especialmente do público idoso, que muitas vezes é mais suscetível à automedicação sem orientação adequada”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde da FVS-RCP (Devisa), Jackson Alagoas, destaca a importância de abordar a temática. “Integrar orientação, testagem e atividades interativas com foco no bem-estar dos idosos é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e estimula práticas de autocuidado”, enfatiza.

Uma das participantes da ação foi a dona de casa Lúcia Ribeiro, que participa ativamente das atividades do Parque do Idoso. “São muitas coisas pra gente aprender, principalmente essa parte de automedicação, porque a gente fica velho, quer tomar tudo o que todo mundo diz que é bom. E nunca aquilo que é bom pra mim é bom pra que ele”, destaca.

Para o aposentado Raimundo Xavier, essas ações fazem diferença no dia a dia das pessoas com mais idade. “A importância é muito grande, porque a gente não sabe o dia de amanhã. Então, nós temos que fazer aqui, uma prevenção da nossa saúde. Isso tem que ser feito, para dar ciência da necessidade da pessoa fazer para a sua saúde”, afirma.

Automedicação

É considerada automedicação o ato de ingerir remédios para aliviar sintomas, sem qualquer orientação médica no diagnóstico, prescrição ou acompanhamento do tratamento.

Entre as consequências do uso indevido de medicamentos estão intoxicações, reações adversas, dependência, resistência a bactérias, erro de dosagem, seja por excesso ou falta; alívio nos sintomas que camufla o diagnóstico correto da doença, e até a morte. A orientação é seguir corretamente as recomendações médicas.

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

nilton lins

Recent Posts

Linhas e Lentes: exposição fotográfica revela olhar diferenciado da arquitetura em Manaus

Muito além das fachadas, os prédios históricos de Manaus guardam imagens e identidades únicas. É…

6 meses ago

Inovação e Bioeconomia no AM: Jornada de Empreendedorismo está com inscrições abertas até 30

A Incubadora de Bionegócios e Tecnologias da Amazônia (inBioTa), da Universidade Nilton Lins, com apoio…

6 meses ago

Campanha ‘É Meu por Direito’ encerra mais uma edição com atendimento ampliado

Com o objetivo de atender todas as zonas da cidade, a Prefeitura de Manaus, por…

6 meses ago

Clínicas Integradas da Nilton Lins oferecem horários especiais de atendimento

As Clínicas Integradas da Universidade Nilton Lins anunciam horários especiais de atendimento ao público durante…

6 meses ago

Confira os ‘arraiás’ em Manaus durante o mês de São João

Diversos arraiais e festivais juninos movimentam Manaus entre os meses de junho e julho, com…

6 meses ago

Últimos dias de inscrição para o Vestibular de Medicina 2025/2 da Universidade Nilton Lins

A Universidade Nilton Lins, referência em ensino superior na região Norte, encerra nos próximos dias…

6 meses ago