ICITED 2023 (INTERNATIONAL CONFERENCE IN INFORMATION TECHNOLOGY & EDUCATION)

ICITED 2023 (INTERNATIONAL CONFERENCE IN INFORMATION TECHNOLOGY & EDUCATION)

Data do Evento: 29 e 30/06/2023

Local: UNIVERSIDADE NILTON LINS- Bloco B.

Cidade: Manaus-AM

Site Oficial: www.icited.org

RESUMO

 A terceira edição da Conferência Internacional em Tecnologia da Informação & Educação (Icited23) foi realizada nas dependências da Universidade Nilton Lins, no bloco B, dias 29 e 30 de junho do corrente. Participaram especialistas de mais de 20 países debatendo e apresentando pesquisas e trabalhos sobre inovação, empreendedorismo e aplicação de ferramentas automatizadas na área educacional. Foram ao todo, 143 apresentações realizadas de modo presencial e online, divididos em 19 sessões, apresentados nos dois dias de evento. A seguir um resumo dos acontecimentos.

PRIMEIRO DIA DO EVENTO

Participantes, palestrantes e organizadores do ICITED 23

          No dia 29 de Junho, às 10:30h foi iniciada a sessão 01, sob o tema: QUALITY IN EDUCATION, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

435 Sustainable learning and the difficulties of integral child development: Case study in children of an educational center in Cuenca, Ecuador. Kely Nieto-Andrade; Enith Quezada; Miguel Arcos-Argudo

 443 Student Academic Behavior Attributes: First Phase. Hector Gomez A

450 Diagnosis of Brain Tumors using a Convolutional Neural Network. Percy De La Cruz; Dayanne Cadenillas; Hugo Vega; Maria Elizabeth Puelles Bulnes; Ernesto Cancho-Rodriguez; Gisella Maquen-Niño

466 Critical thinking in postgraduate degree work at the Israel Technological University. Ecuador Norma Molina Prendes; Yolvi Quintero; Mayra Bustillos; Betty Alejo

493 A exploration of the skills and knowledge of the accounting profession. Andrés Palacio Fierro; Alexandra Tatiana Valle Alvarez; Ximena Morales-Urrutia; Luis Marcelo Mantilla Falcón

516 Cognitive performance and use of digital tools as predictors of academic success in university students. Alexandra Yakeline Meneses Meneses; Ana Victoria Poenitz; Jorge Edmundo Gordón Rogel

558 Estrategias de Aprendizaje usadas por los estudiantes de Pregrado de la Universidad Tecnológica Israel Maryory Urdaneta; René Cortijo; Yolvi Quintero; Jorge Yánez.

580 Implementación del portafolio digital de la asignatura para el aseguramiento de la calidad, en el marco del proceso de acreditación en la Escuela Profesional de Ingeniería de Sistemas. Karim Guevara Puente de la Vega; Lucy Delgado Barra.

W09 Teachers’ perceptions about professional motivation and well-being: an actual perspective Helena Dias, Inês Gonçalves, Susana Sá, Joana Costa, João Pascoinho; Aldina Sofia Silva.

          Na sala 02, sessão 2, sob o tema: RESEARCH IN ECONOMIC AND SOCIAL AREAS, foram apresentados os seguintes trabalhos:

460 E-government and the fight against corruption in Latin America. Pierre Desfrancois.

476 Emprendimiento y COVID 19: Desafío empresarial en una pandemia de alcance mundial. Silvia Llamuca; Tania Morales; Marcelo Mancheno.

481 Study to update the concept of broadband according to Ecuador’s regulatory framework and its impact on the economic, social and productive spheres. José Javier De la Torre Guzmán; Martha Elizabeth Salazar Jácome; William Fernando Ortega Naranjo; Héctor Sebastián Pérez Manosalvas.

482 Crowdfunding in the portuguese social sector: user profiling. Susana Bernardino; J. Freitas Santos.

497 Análisis del discurso periodístico en la segunda vuelta presidencial 2021: Revisión de portadas de Perú21. Leonardo Aguayo-Quintos; Paola Palomino-Flores; Eliana Gallardo-Echenique.

543 Estimation of income tax collection in Ecuador. Galo Geovanny García García; Andrés Ramos Alvarez; Odette Pantoja Díaz.

546 Technostress and coping: impact on job satisfaction and moderating effect of sociodemographic variables. Osvaldo Silva; Ana Isabel Moniz; Júlia Bento.

575 Behavioral Finance: Prospect Theory Topics in Decision-Making. Joana Robalinho; Luís Gomes; Cláudia Pereira.

686 A Sociedade da Informação: Novas Possibilidades para a Humanização da Economia. Elena Makeeva.

Na sala 03, sessão 3, sob o tema: MARKET ORIENTED EDUCATION, foram apresentados os seguintes trabalhos:

455 Understanding the Dynamics of Gross and Informal Employment clusters. Susana A Arias T.

495 The impact of affective behavior on co-creation and customer satisfaction. Odette Pantoja Diaz; Ana Lucía Tulcán Pastas; Andrés Ramos Ramos.

506 Investigación De Usuarios Para El Desarrollo De Proyectos E-Commerce Orientados Al Emprendimiento Rural En Ecuador. José Vergelin 512 Publicidad de apuestas online: Ideas que inducen a los jóves a los juegos de azar Weenny Marchan-Noriega; Eliana Gallardo-Echenique.

515 Addressing the Sustainable Development Goal in Context of Market Oriented Education. Soraia Marino; Rui Alexandre Castanho.

520 Tendencias investigativas en marketing orientado a restaurants Vanessa García-Pineda; Yuranys García-Cueto; Sebastián Cardona-Acevedo; Luis Fernando Garcés-Giraldo; Jackeline Valencia; Martha Benjumea-Arias; Fernando Suárez Santa Cruz.

541 Los sitios web como estrategia de negocio en las pequeñas y medianas empresas industrials. Eric Ramos Méndez; Gerardo Arceo Moheno; Rubén Jerónimo Yedra; María Alejandrina Almeida Aguilar; Doris Crystal Gómez Carrillo; José Trinidad Acosta de la Cruz.

570 Impact of the pandemic on the financial market: A quantitative approach to the stock exchanges in Portugal and Spain. Alexandre Mingatos; Carlos Mota; Adalmiro Pereira; Tânia Teixeira.

636 Uso del E-Commerce en alumnos de la Universidad Autónoma de Baja California, 2023. Juan Antonio Meza Fregoso; Nora del Carmen Osuna Millan; Ricardo Fernando Rosales Cisneros; Rigoberto Negrete Urbano; Hector Luis Gonzalez Diaz.

          Na sala 04, sessão 4, sob o tema: ICT AND VIRTUAL LEARNING, foram apresentados, em modo virtual, os seguintes trabalhos:

496 Active methodologies: an approach to virtual teaching in natural sciences. Eulalia Beatriz Becerra García; David Ricardo Castillo Salazar; Fernanda Maribel Viera Muñoz.

560 Synthetic Data Generator for an E-Learning Platform in a Big Data Environment. Yaneth Moreno; Anthony Montero; Francisco Hidrobo; Saba Infante.

564 Gamification for virtual learning environments in Ecuadorian universities. Marcelo Ramírez Terán; Renato Toasa; Miguel Aizaga.

565 Electronic Platform of Students’ Social Competencies Development as a Learning Management System. Rasa Poceviciene; Donatas Daugirdas.

 572 The Future of Learning in Romanian Schools: Examining the Transformative Impact of Gaming Technologies in Education – A Pilot Study in Bucharest.

609 Metaverse, education, and inclusion: integrative review using the PRISMA method. Ingrid Weingärtner Reis; Ivam Galvão Filho; Vania Ribas Ulbricht.

638 Open platform prototype for technocreative labs: case-based assessment to enhance complex thinking. Jorge Sanabria-Z; Inna Artemova; Berenice Alfaro Ponce.

681 Enhancing speaking skills in a foreign language using Virtual Reality. A study in a Portuguese Higher Education Institution. Graça Chorão; Célia Tavares; Pedro Duarte.

          Encerramento das sessões virtuais 01,02,03 e 04 às 13:00h.Intervalo para almoço.

          A partir das 14:00h, os participantes começam a chegar no bloco B da Universidade para o devido credenciamento. Os participantes foram recebidos por uma simpática equipe da Universidade que realizava a entrega de crachá e material da Conferência. Este era composto de uma sacola com a logo do ICITED, a programação impressa das atividades, um bloco de anotações,uma pasta da Universidade Nilton Lins, uma caneta e um pendrive.

          Após a fase inicial, os participantes foram conduzidos para a cerimônia de abertura do evento.

          Pontualmente às 14:30h, na sala 01, foi formada a mesa de autoridades, para a abertura oficial do ICITED23. A mesa foi composta pela Reitora da Universidade Nilton Lins, Profa. Gisélle Lins Maranhão, pelo Pró-Reitor Prof. Vitângelo Plantamura, pelos Professores da P.PORTO e organizadores do ICITED23, João Vidal Carvalho e António Abreu e, em forma virtual, pelo presidente da P.Porto, o Prof. Manuel Moreira da Silva.

 Reitora Gisélle Lins Maranhão discursa na abertura do evento

          Estavam presentes também, na cerimônia de Abertura, a Vice-Reitora da Universidade Nilton Lins, Profa. Karla Pedrosa, e as Pró-Reitoras, Profa. Cleuciliz Santana, Profa. Janaina Braga.

  Abertura do evento

          Finalizada a cerimônia de Abertura, os participantes permaneceram na sala 01 para assistir as palestras das professoras Cristina Helena Pinto de Mello, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e PhD em Economia pela FGV-SP, e Maria do Carmo Duarte Freitas, professora da Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em Educação e Sustentabilidade pela Universidade de Málaga (Espanha).

Profa.Cristina Helena Mello, mediadora e Profa.Maria do Carmo Freitas

          Após as referidas palestras, às 16:30h houve uma pequena parada de 30 minutos para o coffee break.

          As 17:00h foram retomadas as apresentações concomitantes das sessões 5, 6 e 7 de forma virtual e presencial, com os temas: PEDAGOGICAL & DIDACTICAL INNOVATIONS, QUALITY IN EDUCATION e IMPACT OF TECHNOLOGY IN EDUCATION.

          Na sala 01, sessão 5, sob o tema: PEDAGOGICAL & DIDACTICAL INNOVATIONS, foram apresentados os seguintes trabalhos:

483 3D Printer as Resource for Didactic Development Tool of the Maker Culture – An Open-Source Design of a COREXY 3D Printer Antonio Otoni; José Tavares; Roberto Finzi Neto.

503 É possível melhorar competências de comunicação através da gamificação e gbl? Ana Vieira; Anabela Mesquita.

504 Scrum Scholar Machine Learning Model: A proposal for Next Generation Classroom Ignacio Salamanca Garay; Emilio Sagredo Lillo.

536 Student Satisfaction in Polytechnic Higher Education: assessment model based on the ECSI index Joaquim Antunes; Adriano Costa; Clarinda Almeida.

567 Real-Time Visual Feedback Technology in Support of a Didactic Voice Tuning System João Paulo Teixeira; Izabela Leão.

591 Improvement of Teaching Competencies Training in Higher Education Faculty Based on Student Evaluations of Teaching and AI Systems Katherina Gallardo; Sabur Butt; Hector Ceballos.

631 Prácticas Pedagógicas y Competencias Digitales Docentes: Caso Universidad Pública Ecuatoriana Katherine Salvador-Cisneros; Diana Rodriguez-Arteaga; Cindy Cindy Bolanos-Mendoza; Dick Zambrano Salinas; Enrique Garcia Valdez. 

            Na sala 02, sessão 6, sob o tema: QUALITY IN EDUCATION, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

540 Modelling, design and simulation using BPM to reduce the time of the manufacturing process of vehicle safety accessories Rosinaldo Rivera; Hugo Vega; Yudi Guzman-Monteza; Maria Puelles; Ernesto Cancho; Jorge Pantoja; Percy De la Cruz.

588 La motivación docente del Idioma Francés en su proceso de Enseñanza-Aprendizaje de la Alianza Francesa del Sur del Perú Kevin Mario Laura-De La Cruz; Mirelli Paola Chire-Cárdenas; Jehovanni Fabricio Velarde-Molina; Giomar Walter Moscoso-Zegarra; Bianca Daisa Laura-De La Cruz; Miriam Estefani Condori-Chacolli; Sthephanny Paola Maldonado-Davila.

589 Beyond the Screen: Exploring the impact of virtual learning on the socioemotional well-being of university students and educators Paola Palomino-Flores; Ricardo Cristi; David Paul.

 599 SOLO Taxonomy to assessment of skills and competencies required to students: comparison between online vs. face-to-face exam Cristina Caridade; Verónica Pereira.

600 Sustainable education and the challenges of the contemporary world Gheorghe-Cosmin Manea; Andreea Cozea.

606 Hallazgos y efectos de la virtualidad y el retorno a clases presenciales Juan Carlos Armijos; Francisco Nova; Eduardo Lobos.

614 Perceptions and Dispositions of Parents and Teachers Towards Technological Learning Communities Corina Núñez; Jorge Buele.

          Na sala 03, sessão 7, sob o tema: IMPACT OF TECHNOLOGY IN EDUCATION, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

432 Impact of technology in education as important pillars for sustainable development in Latin America post covid Tania Morales; Chabely Figueredo; Ana Graciela Guédez Mujica; Geri Belén Bucheli Vásquez.

456 Necessary skills for teachers towards digital information and communication technologies in the current era Victor Borges da Silva; Áurea Sandra Toledo de Sousa; Maria da Graça Câmara Batista; Luisa Canella Cardoso.

492 Technology and tax culture. An evolutionary perspective Lorena Muquis; Carolina Jaramillo; William Ortega.

502 The new educational models based on Information and Communication Technology and Education 4.0 Javier Guaña-Moya; Tamara Ballesteros-Casco; Yamileth Arteaga-Alcívar; Jaime Fernando Antamba-Guasgua; Eduardo Vladimir Azanza Lutsak; Jessica Carvajal Morales.

538 Didactic-Disruptive: Technological tool for children who present slow learning of basic arithmetic operations Ruben Jeronimo Yedra; Maria Alejandrina Almeida Aguilar; Gerardo Arceo Moheno; Eric Ramos Mendez; Kristian Armando Pineda Castillo; Maria Evilia Magaña Di Michele; Angel Alexander Higuerey Gómez; Reinaldo Armas Herrera; Mikel Ugando Peñate; Ángel Ramón Sabando García; Elvia Rosalía Inga Llanez.

688 The reality of Blockchain Technology for the Digital Business world Ana Camarinha; Antonio Abreu; Adriana Braga.

          Após o encerramento das sessões 5,6 e 7, as atividades acadêmicas do dia 29 foram finalizadas. O último compromisso do dia é o jantar de gala do evento.

          Os participantes seguiram às 20:00h para o Jantar, com temática amazônica, realizado no Novotel Manaus. Um momento de confraternização entre todos os participantes, onde todos os presentes foram brindados com uma belíssima apresentação do folclore amazonense. Abaixo seguem registros do jantar de gala.

SEGUNDO DIA DO EVENTO

          No dia 30 de junho, as apresentações virtuais começaram às 8:30h. A sessão 08 foi inicializada, na sala 01, sob o tema: PERFORMANCE IN EDUCATION SYSTEMS e os seguintes trabalhos foram mostrados:

542 Relationship between performance and psychosocial factors in teachers of private educational institutions in Quito – Ecuador. Fausto German Pazmiño Muñoz; Renato Mauricio Toasa Guachi; David Martinez.

562 Evolution of Brazil’s innovation performance: an analysis of possible improvement actions. Paulo Vinicius Petriz Monteiro; Fábio Paula; David Resende; Branca dos Santos e Silva; Carlos Eduardo da Rocha; Jorge da Silva; Murilo Oliveira.

577 Virtual Classroom and the Impact of E-Skills on the Performance of Peruvian University Students. Paola Palomino-Flores; Ricardo Cristi.

604 Diseño y aplicación de un modelo de monitoreo del logro de Resultados de Aprendizaje para asignaturas de Introducción a la Programación. Mauricio Dieguez; Felipe Vásquez; Jorge Hochstetter.

          Na sala 02, sessão 09, sob o tema: LEARNING PROCESSES IN EDUCATIONAL SYSTEMS, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

508 Blogging as a tool for andragogical learning. Karen Stephany Cordova Vera; Nancy Cristina Uquillas Jaramillo; José Alejandro Velasco Jaramillo; Milton Patricio Altamirano Paredes.

517 SOLL as an auxiliary teaching and learning tool – case study in Higher Education. Andreia Magalhães; António Andrade; José Matias Alves; Pedro Rodrigues; Patrícia Batista.

555 Virtual laboratories for learning Chemistry and Physics through Chemlab and Modellus. Lidya Alulima-Alulima; Evelyn Mena-Alvarado; Marcos Chacón-Castro Alina Florentina Grigorescu (Pîrvu); Cezar Scarlat; Alexandra Ioanid.

583 La Plataforma Moodle y la Enseñanza-Aprendizaje a Distancia en Educación Superior. Kevin Mario Laura-De La Cruz; Jehovanni Fabricio Velarde-Molina; Janice Lucero Supo-Choque; Bianca Daisa Laura-De La Cruz; Miriam Estefani Condori-Chacolli; Cecilia Claudia Montesinos-Valencia; Giomar Walter Moscoso-Zegarra.

584 The use of WhatsApp and English Language Learning in High School Students at a Public School in Peru. Kevin Mario Laura-De La Cruz; Miriam Estefani Condori-Chacolli; Bianca Daisa Laura-De La Cruz; Jehovanni Fabricio Velarde-Molina; Giomar Walter Moscoso-Zegarra; Miliam Quispe-Vargas; Ruthy Merla Pilco-Velasquez.

616 A Novel Approach for Distributed security over IoT in Learning Environment. Justino Lourenço; Catarina Lucas; Joana Becker Paulo; José Morais.

677 Robotics and computational thinking in the learning of 1st year students. Maria Inês Pinho; Joana Martins; Sara Paredes; Daniela Mascarenhas; Paula Flores.

          Na sala 03, sessão 10, sob o tema: PEDAGOGICAL & DIDACTICAL INNOVATIONS, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

447 Good teaching practice. Teach through role play. Lilia Carpio-Jiménez; Abel Suing; Kruzkaya Ordóñez.

461 Investigative skills in learning. Mayra Bustillos; Yolvy Quintero; Betty Alejo; Norma Molina.

474 Asking higher-education students to write research case studies – A way to develop engagement and critical thinking. Laura Tallone; Sara Pascoal; Marco Furtado.

478 A Pedagogical model for teaching the subject of re-search methodology. Betty Pastora Alejo; Yolvy Javier Quintero Cordero; Mayra Alejandra Bustillos; Norma Molina Prendes

519 Mindfulness in the advanced human capital: a proposal of a training program at the University Bernardo O’Higgins, assemblies, and definitions. Macarena Dehnhardt Amengual; Claudio Ruff; Marcelo Ruiz; Roberto Cortés Cancino; Alexis Matheu Pérez.

531 Proyecto VALE: Una estrategia de implementación de la Etnoastronomía en la escuela y la equidad de género. Melissa Gonzalez-Rubio Villa; María Natalia Ospina-Giraldo; Jairo Andrés Sastoque Zapata; Aura María VascoOspina; Edier Adolfo Giraldo-Jiménez.

545 Educational Practice: The Domain of Curricular Autonomy (DCA) at Fontes Pereira de Melo School. Ana Ferreira; Marta Oliveira.

W01 Educação Social em Portugal – exigências de formação. Cindy Vaz; Ana Camões; Isabel Sousa; Rosa Martins; Isabel Baptista.

          Após o termino das sessões 8,9 e 10, às 10:30h, houve uma pausa de aproximadamente 30 minutos, para o coffee break.

          Após termino do coffee break, as atividades são retomadas nas sessões 11,12 e 13. Na sala 01, sessão 11, sob o tema: CURRICULUM DESIGN, em formato virtual e presencial, foram apresentados os seguintes trabalhos:

448 La Inteligencia Artificial en la Ingeniería Civil. Nelson Salgado; Javier Guaña; Fredi Paredes.

514 Gestión de la educación virtual en las universidades públicas Colombianas: el caso de la Universidad del Valle. Gloria Toro-Córdoba.

594 Propuesta de evaluación en asignaturas hitos de la carrera de Ingeniería Informática de la Universidad de La Frontera, Chile. Maria Valdivieso; Jorge Hochstetter; Mauricio Diéguez; Felipe Vasquez.

607 Propuesta de Modelo para el Alineamiento entre el Diseño Curricular y las TI. Dante Álvarez; Aliwen Melillán; Ania Cravero; Samuel Sepulveda.

621; Psicopedagogía, epistemología y tecnología. Ingredientes para un diseño instruccional de Física para Ingenieros. Orlando González-Pérez.

623 A oferta dos cursos de educação permanente em saúde utilizando plataforma virtual de aprendizagem: capacitação dos profissionais de saúde no período pandêmico da COVID-19 no Brasil nos anos de 2020 e 2021. Keven Cosme; Shirley Passos.

654 D-SELI: Propuesta de una Red Blockchain Educativa Distribuida con IPFS. Reyna Der Boghosian; Regina Motz.

W17 Using Identity and Access Management Systems in Hotels: Evidence from Algarve, Portugal. Rashed Isam Ashqar; Huthaifa I. Ashqar; Célia M.Q. Ramos.

          Na sala 02, sessão 12, sob o tema: LEARNING SYSTEMS, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

436 Un enfoque mixto de la actitud y motivación hacia el uso de una plataforma virtual para el aprendizaje de las matemáticas. Juan Luis Cabanillas-Garcia; Sofía María Veríssimo-Catarreira; Mari Cruz Sánchez-Gómez

524 Tendencias investigativas alrededor del uso de tecnologías inmersivas en el contexto universitario: un análisis bibliométrico. Esaú Toro Vanegas; Sergio Gómez Molina; Carlos Augusto Puerta Gil; Ángela María Lopera Murcia; Jackeline Valencia; Ada Gallegos

526 Uso de sistemas de información en Instituciones de Educación Superior: un análisis bibliométrico. Diana María Agudelo Echavarría; Rosa María Vélez Holguín; Pablo López Tovar; Blas Felipe Peña Ortega; Jackeline Valencia; Waldo Albarracín Sánchez.

535 Microcontenidos como material didáctico, una herramienta para fortalecer el microaprendizaje. M. Alejandrina Almeida-Aguilar; Rubén Jerónimo-Yedra; Gerardo Arceo-Moheno; Eric Ramos-Méndez; José L. Gómez-Ramos.

552 Diseño y desarrollo de un Plugin en Moodle para la adaptación de proceso enseñanza-aprendizaje a través de restricciones de calificación escalonada. Gerardo Felipe Tamo Vargas; Erick Marcelo Quispe Pari; Norka Norali Bedregal Alpaca; Karim Guevara Puente de la Vega; Lucy Delgado Barra; Leticia Laura Ochoa.

634 Mobile app prototype for citizen science: towards the development of complex thinking. Jorge Sanabria-Z; Jose-Martin Molina-Espinosa; Inna Artemova; Berenice Alfaro-Ponce.

666 Creación de una Unidad de Apropiación TIC como mecanismo de relacionamiento con el entorno. Caso: Facultad de Ingeniería de Telecomunicaciones de la Universidad Santo Tomás. Tatiana Zona-Ortiz; Carlos Hernán Fajardo-Toro; Juliana Arevalo-Herrera.

          Na sala 03, sessão 13, sob o tema: PEDAGOGICAL & DIDACTICAL INNOVATIONS, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

462 Mentoring as a tool for strengthening management competences. Mónica Acuña Rodríguez; Yeferson Gómez López; Grace Rocha Herrera; María José Navarro Romero; Samir F. Umaña Ibáñez; Jairo R. Coronado Hernández; Gustavo Gatica.

494 Aprendizaje activo y aprendizaje cooperativo para la enseñanza de un curso de fundamentos de programación. Leticia Laura-Ochoa; Norka Bedregal-Alpaca; Lucy Delgado-Barra; Karim Guevara.

581 Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digital Dina Maria da Baptista. Haw Pereira; Isabela Toledo.

595 Percepcion estudiantil sobre la aplicacion del Aprendizaje Basado en Proyectos como estrategia de Investigacion Formativa en Ingenieria. Cesar Baluarte-Araya; Norka Bedregal-Alpaca.

596 Beneficios del Aprendizaje Basado en Proyectos desde la experiencia de los estudiantes: Desarrollo de competencias técnicas, metodológicas, participativas y personales. Cesar Baluarte-Araya; Norka Bedregal-Alpaca.

613 Simplifying Specialized Texts with AI: A ChatGPT-Based Learning Scenario. Sílvia Araújo; Micaela Aguiar.

670 Project-based Learning in the Context of Vocational Education Using the REVINTAGE International Project. Adriana Oliveira; Paulino Silva; Ana Pereira; Anabela Mesquita; Nuno Sarmento.

          Após a finalização das sessões 11, 12 e 13, houve parada para almoço às 13:00h e retorno das atividades às 14:30h.

          Após termino do intervalo de almoço, as atividades são retomadas nas sessões 14,15 e 16. Na sala 01, sessão 14, sob o tema: RESEARCH EDUCATION IN DIFFERENT SCIENTIFIC AREAS, em formato virtual e presencial, foram apresentados os seguintes trabalhos:

469 Multidisciplinary research skills in university teachers. Yolvy javier quintero cordero Mayra Alejandra Bustillos Peña; Betty Pastora Alejo; Norma Molina Prendes.

537 Sustainable Enablers of Knowledge Management strategies In a Higher Education Institution. Eleonora Santos; Milena Carvalho; Susana Martins.

551 Comics in Scientific Dissemination: the creative process as a result of an Ecology of Knowledge. Maria Aparecida Alves da Silva; Hylio Lagana Fernandes.

576 Societies, ICT and Higher Education in the 21st Century: Reflections and Proposals. Cleuciliz Santana.

635 Is the Human-in-the-loop concept applied in Education-al Recommender Systems? María Viola; Regina Motz; Daniel de Queiroz Lopes.

674 Determinants of relational marketing in customer satisfaction and loyalty: a study applied to products of mass consumption in Portugal. Adriano Costa; Joaquim Antunes.

676 Recolha e estruturação da informação no âmbito de um estágio curricular. Cristiana Ramos; Milena de Carvalho; Susana de Martins; Maria Inês de Braga; João V. Carvalho; Eleanora Santos; Ana Branca de Carvalho.

          Na sala 02, sessão 15, sob o tema: RESEARCH IN DIFFERENT SCIENTIFIC AREAS, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

556 Quadrilaterals in the Dynamic Figural Register through digital technology. JesusVictoria Flores Salazar; Daysi Julissa García,Jorge Luis Vivas Pachas; Tito Nelson Peñaloza vara.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

438 Límites de la aplicación de la inteligencia artificial en el razonamiento judicial Edier Adolfo Giraldo Jiménez; Luis Fernando Grcés Giraldo; Andrés Felipe Sanmartín Sanmartín.

452 Safety and Occupational Health Management System in mining to reduce fatal accidents in the Mining Industry. Jorge Luis Tomas Florez-Salas; Elizabeth Marina Ramos-Saira; Carlos Eduardo Joo-García; Rosmery RamosAlave; Fabrizio Del Carpio-Delgado; Kevin Mario Laura-De La Cruz.

477 La fotografía como herramienta terapéutica a través del smartphone en universitários. Ruth Andrea Dámaso-Menacho; María Chávez-Chuquimango; Eliana Gallardo-Echenique.

566 Proposal for the inclusion of narrative in the video game design process. Miguel Cobos; Patricia Salvador.

592 Asistentes virtuales aplicados en el control de exoesqueletos. Wilmer Albarracin; Carlos Ruiz; Byron Machay.

617 Enfoque educativo sobre brecha digital y neurociência. Iván Andocilla Tannia Mayorga; Mario Perez; Henry Vivanco.

620 Open Source Technologies for Simulation and Operation of a Low-cost Robotic Platform for Educational Mobile Robotics. Henry Díaz; Harold Díaz; Wilmer Albarracín; Rene Cortijo.

          Na sala 03, sessão 16, sob o tema: GAMIFICATION, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

449  Resignificación de la lengua materna Zenú mediante la plataforma web. Tozí María Angélica García Medina; Jorge Luis Méndez Jiménez; David de Jesús Acosta Meza; Javier Torres Vergara; Claudia Lengua Cantero.

468 Parallelism of Physical and Simulated Industrial Communication Network Development Martha Elizabeth Salazar Jácome; Wilson Edmundo Sánchez Ocaña; José Javier De la Torre Guzmán; Héctor +Sebastián Pérez Manosalvas.

473 Development of a MATLAB® MOOC to enhance the computational skills of students. Vladimir Avalos-Bravo; Jorge Toro-Gonzalez; Elizabeth Velazquez-Morales.

475 Desarrollo de una aplicación didáctica para prácticas de comunicaciones ópticas mediante Matlab App Designer. Dennis Peñaherrera; Edgar González; Flavio Morales; Rosario Coral.

505 Ventajas y desventajas del in-game advertising en el juego NBA 2K22 según los casual gamers. Erika Sorichetti-Martinez; Davide Solari-Martin; Eliana Gallardo-Echenique.

527 Tendencias investigativas alrededor de la gamificación en la educación superior a través de realidad virtual y aumentada .Gustavo Moreno-López; Paula Andrea Rodríguez-Correa; Eduardo Nicolás Cueto Fuentes; Maria Camila BermeoGiraldo; Alejandro Valencia-Arias; Ada Gallegos.

582 Scratch as a tool to promote computational thinking in technological education. Aracelly Núñez-Naranjo; Jose Luis Masabanda; Elizabeth Morales-Urrutia; José Manuel Gómez Goitia.

          Após a realização das sessões 14, 15 e 16, houve uma pausa de 30 minutos, para o Coffee break..Após termino do intervalo, as atividades são retomadas nas derradeiras sessões do evento,a saber: 17,18 e 19. Na sala 01, sessão 17, sob o tema: CHALANGES IN HIGHER EDUCATION, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

510 Tecnologías de la Información y Comunicación en la Educación Superior: Un enfoque en las asignaturas Administración y Auditoria de la UTPL. Lady Elizabeth Masache Cevallos; Laura Magali Chamba-Rueda; Mariuxi Pardo-Cueva.

529 Tendencias investigativas frente al uso de Inteligencia Artificial en contextos universitários. Juan Camilo Patiño-Vanegas; Regina Mardones-Espinosa; Luis Fernando Garcés-Giraldo; Alejandro ValenciaArias; Diana María Arango-Botero; Raúl Bao García.

534 Estudio exploratorio biliométrico de la producción científica sobre competencias técnicas y tecnológicas en los grados de Comunicación. Ignacio Martín Moraleda; Marian Núñez-Cansado; Luis Eguizabal Jiménez; Alfonso Rodríguez de Austria Giménez de Aragón; Alberto L. García García; Fernando Marroquín Ciendúa.

539 Competencias digitales y uso de herramientas tecnológicas en estudiantes de educación superior. Caso UTPL .Lady Elizabeth Masache Cevallos; Mariuxi Claribel Pardo Cueva; Laura Magali Chamba Rueda.

557 Gestión del conocimiento y tecnologías de información en el rendimiento escolar en estudiantes del nivel medio superior. Gerardo Arceo Moheno; Eric Ramos Mendez; Ruben Jeronimo Yedra; Maria Alejandrina Almeida Aguilar; Martha Patricia Silva Payro.

593 Insignias digitales en Instituciones de Educación Superior: Diagnóstico. Patricia Albuja; Paúl Baldeón; Rosario Coral; Edwin Lagos.

602 Digital technology in higher education: Identification of surfaces in space generated by functions of two variables. Jorge Luis Vivas Pachas; Edwin Cristian Julián Trujillo; Nancy Saravia Molina; Jesús Victoria Salazar Flores.

          Na sala 02, sessão 18, sob o tema: CURRICULUM DESIGN, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

433 Reevance analysis for the offering of a Doctorate program in Computer Science in Ecuador. Miguel Arcos-Argudo.

434; Epistemological justification for the offer of the Master’s degree in Information Security in Ecuador Miguel Arcos-Argudo.

488 Pandemic reflections on higher education: A theoretical examination of work-related stress in the teaching role. Kevin Mario Laura-De La Cruz; Gabriela Manzur-Vera; Cynthia Karín Rodriguez-Palumbo; Miliam QuispeVargas; Luz Anabella Mendoza- Del Valle; Silverio Fausto Torres-Mamani.

500 Articulation of Environmental Education in the curricula of Higher Education Institutions: A systematic review. Mónica Acuña Rodríguez; Liliana Canquiz Rincón; Alicia Inciarte González; Yeferson Gómez López; Samir F. Umaña Ibáñez; Jairo R. Coronado-Hernández; Gustavo Gatica

574 Análisis del plan de estudios de Ingeniería Industrial: Identificación de las asignaturas preferidas en una universidad pública. Alexander Castillo Perdomo; Elisa Castañeda; Norka Bedregal-Alpaca; Luis García-Nuñez

578 Las competencias de la Industria 4.0 y su alineamiento a los requerimientos del mercado laboral: Una mirada a la percepción estudiantil universitária. Alexander Castillo Perdomo; Elisa Castañeda; Norka Bedregal-Alpaca; Luis García-Nuñez

579 Students’ perceptions from an integrated Software Engineering and Databases Course. Alexandra Martínez; Christian Quesada-López; Marcelo Jenkins.

          Na sala 03, sessão 19, sob o tema: RESEARCH IN TOURISM SECTOR, em formato virtual, foram apresentados os seguintes trabalhos:

459 Tourism, Wellness and Hospitality: bibliometric analysis. Maria I. B. Ribeiro; Isabel Lopes; António Fernandes

485 Open Source Web System to Improve Eating Styles Accompanied by Exercises: HealthLife .Alba Miranda; Stalin Carreño; Jordan Vera

509 Environmental management of the Ecuadorian public sector in the fight against climate change. Miguel Aizaga; Marcelo Ramírez; Carlos Arias; Renato Toasa

522 Tendencias en el uso de sistemas de información en comercio electrónico para la satisfacción del cliente. Regina Mardones-Espinosa; Juan Camilo Patiño-Vanegas; Alejandro Valencia-Arias; Wilmer Londoño-Celis; Gustavo Moreno-López; Maria Camila Bermeo-Giraldo; Aaron José Alberto Ore-León.

523 Tendencias investigativas en cadenas de suministro en comercio electrónico. Rodrigo Gallardo-Canales; Juan Camilo Patiño-Vanegas; Ledy Gómez-Bayona; Lucia Palacios Moya; Erick Moraga-Rodríguez; Jackeline Valencia; Aaron José Alberto Ore-León

679 Innovación Transformacional en el Turismo Científico en Colombia. Manuel Antonio Sierra Rodríguez; Victor Hugo Medina Garcia

W02 The importance of digital marketing in hospitality: the case of hotel Fafense. Catarina Mota; Isabel Borges; José Luís Braga; Sandra Brás.

          Após a finalização das sessões 17,18 e 19, o evento termina seu segundo e último dia. Após as atividades, os participantes fazem uma visita guiada pelas dependências principais da Universidade Nilton Lins. Em seguida, todos são recebidos pela Reitora e demais autoridades universitárias e fazem um registro fotográfico, tendo como pano de fundo, o belíssimo mural de madeira no hall da Universidade.

Foto de encerramento do ICITED 2023

          Seguem, registros fotográficos, realizados pela equipe da Universidade Nilton Lins, nos dois dias do ICITED23.

1º DIA

2º DIA

O ICITED23 EM NÚMEROS

  • 2 dias de evento;
  • 42 horas de atividades acadêmicas simultâneas, transmitindo o evento na INTERNET;
  • 8 temas e mais de 86 subtemas abordados;
  • 270 trabalhos enviados (recorde do evento);
  • 143 Apresentações de Trabalhos, entre modo remoto e presencial;
  • 124 pesquisadores e professores envolvidos nos 4 comitês do evento;
  • 20 países envolvidos, diretamente, entre participantes e membros dos comitês;
  • 4 salas simultâneas transmitindo o evento ao vivo, pela INTERNET;

CLIPPING

Repercussão do Evento nos Principais Portais de Internet do Amazonas

  1. https://emtempo.com.br/147119/educacao/manaus-e-sede-da-conferencia-internacional-em-tecnologia-da-informacao-educacao-2023/
  2. http://amazonastotal.com.br/especialistas-de-mais-de-20-paises-debatem-o-futuro-da-educacao-em-manaus/
  3. https://correiodaamazonia.com/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  4. https://amazonasnoticias.com.br/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  5. https://www.portaldoholanda.com.br/manaus/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao
  6. https://caboclaamazonia.com.br/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  7. https://realtime1.com.br/economia-e-negocios/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  8. https://segundoasegundo.com.br/2023/06/28/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  9. https://portalmulheramazonica.com.br/site/noticia/especialistas-de-mais-de-20-paises-debatem-o-futuro-da-educacao-em-manaus/
  10. https://sugestaodepauta.com/2023/06/28/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  11. https://www.portalmarcossantos.com.br/2023/06/28/manaus-sedia-3a-conferencia-internacional-em-tecnologia-da-informacao-educacao/
  12. https://amazoniapress.com.br/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  13. https://jandervieira.com/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  14. https://amazonia360.news/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  15. https://portaldamarcelarosa.com.br/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  16. https://portalmulheramazonica.com.br/site/noticia/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  17. https://amazonasnoticias.com.br/especialistas-de-mais-de-20-paises-debatem-o-futuro-da-educacao-em-manaus/
  18. https://portalamazononline.com.br/2023/06/7531/
  19. https://chumbogrossomanaus.com.br/educacao/especialistas-de-mais-de-20-paises-debatem-o-futuro-da-educacao-em-manaus/
  20. https://emtempo.com.br/146258/amazonas/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/
  21. https://www.culturaamazonica.com.br/2023/06/30/a-3-edicao-da-conferencia-internacional-em-tecnologia-da-informacao-educacao-icited-chega-ao-fim-nesta-sexta-feira-30-em-manaus/
  22. http://amazonastotal.com.br/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao
  23. https://portaldoamazonas.com.br/2023/06/28/manaus-sedia-conferencia-internacional-de-tecnologia-e-educacao/

3º DIA (01/07/2023)

Programação SOCIAL – Safari Amazônico e Almoço Regional

          Após dois dias de intensas atividades acadêmicas os participantes fizeram uma imersão na região amazônica. Um passeio de barco regional com visitas a inúmeros pontos turísticos de nossa região e ao final um almoço com comidas típicas da Amazônia. O evento foi uma grande confraternização entre todos os participantes e finalizou o ICITAD23 como um evento exitoso que quebrou recordes em comparação a eventos anteriores. Os responsáveis destacaram a excelente parceria entra a anfitriã, Universidade Nilton Lins, e as outras instituições, o que culminou no total sucesso do mesmo. Abaixo, algumas imagens do Safari amazônico.

LEGADO DO INCITED23

          Alguns encaminhamentos foram realizados no decorrer do evento. Diversos professores e pesquisadores manifestaram o desejo de estreitar os laços com a Universidade Nilton Lins, seja com intercâmbio de alunos, oferecimento de disciplinas, cursos ou mesmo em participação de projetos em conjunto. A internacionalização começa a se fazer mais presente no cotidiano de nossa Universidade. Eventos da grandeza do ICITED, que foi muito bem organizado pela equipe local, trazem para a Universidade excelentes ganhos no compartilhamento de conhecimento e visibilidade. Elencamos, a seguir, algumas possibilidades de parceria.

          A ESPM-SP na pessoa da prof. Cristina Mello abordou sobre a possibilidade de receber alunos para imersão em bioeconomia, economia circular e até mesmo oferecer disciplinas com nossa temática.

          O Instituto Politécnico de Aveiro, na pessoa do Prof. Miguel Mota, abordou sobre oferecer cursos de Enfermagem veterinária, algo inédito em nossa região e uma possibilidade de engrandecer ainda mais o curso de medicina veterinária que existe hoje em nossa universidade.

          A Universidad Del Valle-Colômbia, na figura de sua diretora, a professora Gloria Isabel Toro Córdoba, abordou sobre uma parceria internacional de Intercâmbio na área de sustentabilidade.

          A Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas, na Colômbia, na figura do prof. Victor Hugo Medina, abordou sobre o interesse no intercâmbio com a Universidade Nilton Lins sobre turismo científico.

          A Universidad Bernardo O’Higgins -Chile, na figura do prof. Ignacio Salamanca Garay, abordou sobre partilhar um projeto educacional de autoria do próprio professor, que utiliza SCRUM aplicado à educação, em escolas de ensino médio da cidade de Manaus. Este projeto estará, nos próximos meses, sendo aplicado aqui no Brasil, em escolas no Estado do Paraná.

          O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto-Portugal, também demonstrou interesse em uma parceria de cooperação com a universidade Nilton Lins para intercâmbio de alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

          As impressões sobre o ICITED23 foram muito positivas. A relevância de recebermos em nossa Universidade eventos como este, farão a diferença em um futuro muito próximo. A globalização não admite mais posturas isoladas ou unilaterais.

          O processo de internacionalização da Universidade Nilton Lins é mais um passo importante nessa árdua missão de educar a Amazônia. Formar alunos e profissionais com competências multiculturais e pensamento global passa a ser um novo objetivo. Nestes dois dias de evento, muitas experiências foram trocadas e futuros projetos e parcerias deverão se solidificar, em nome do engrandecimento da Universidade.

          Todas os colaboradores da Instituição, que se envolveram, devem receber as felicitações pelo êxito. Tudo transcorreu na mais perfeita harmonia e o evento foi um grande sucesso, destacado pelos próprios organizadores estrangeiros, que ficaram muito satisfeitos e agradecidos, com a acolhida local.

Atenciosamente;

Prof. Ernani Caldas de Jesus