Nilton Lins promove curso de férias aos alunos e comunidade.

Por Leonardo Jeronimo

Estudar nas férias não é uma opção para muitas pessoas, mas mesmo assim ainda existem aquelas que veem nesse momento uma oportunidade de aprendizado. Pensando nisso, a Universidade Nilton Lins por meio da Pró-reitoria de Extensão ofereceu uma opção diferenciada de cursos para os alunos e a comunidade durante o recesso da instituição.

De acordo com a Janaína Braga, pró-reitora de extensão existe para atender essas demandas que servem tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade no geral. “A gente teve um calendário bem extenso com mais de dez cursos, pra que os alunos tenham uma opção de atividade nas férias, e às vezes existem alunos que querem complementar a sua carga horária de atividades que são necessárias para a colação de grau”, destacou a pró-reitora.

Entre os minicursos ofertados está o de “Burguer’s e molhos” com o chef, Daniel Valasso que convidado para ensinar o passo a passo. Para o chef essa a abertura desse espaço na instituição é importante, pois ele pode compartilhar o seu conhecimento culinário. “Fico muito feliz que tem uma galera que gosta de fazer hambúrgueres, me sinto privilegiado de poder ensinar os alunos, essa é minha primeira na Nilton Lins”, afirmou o chef. Após essa vivência prática na cozinha, os participantes já podem criar os molhos em sua casa.

Outro mini curso realizado no Laboratório de Dietética da instituição foi o de Sushis. Essa iguaria japonesa começou a se popularizar no mundo inteiro, por volta do século XX, e desde então se tornou um dos pratos mais consumidos dessa culinária. O sushi man, Sebastian Araújo, ficou responsável para ensinar o processo de construção de cada sushi, como: o corte do peixe, quantidade de temperos e complementos e a montagem final.

Segundo o sushi man, esse é um momento para dividir o conhecimento adquirido durante a careira. “Eu gosto de dividir um pouco do que eu sei, isso mostra o reconhecimento do meu trabalho, já que eu trabalho a muitos anos nessa área, e eu amo o que faço”, ressaltou Araújo.