Vantagens de estudar em uma IES que desenvolve pesquisas

As universidades são ambientes não apenas de capacitação profissional, mas também de construção de conhecimento. Mais do que aprender, alunos de universidades têm a chance desenvolver pesquisas, e assim contribuir para descobertas e avanços dentro de sua área de atuação.

Esse é um enorme diferencial, especialmente para quem quer seguir carreira acadêmica ou prefere ser um criador, e não um mero reprodutor de ideias. Saiba mais sobre pesquisas científicas lendo este post!

Iniciação científica

Quando falamos em desenvolver pesquisa durante a graduação, estamos falando de iniciação científica. Com o auxílio de um pesquisador já experiente, o aluno propõe um tema para o estudo ou pode optar por um tema já sugerido pela universidade. Ele entrega relatórios ao longo de um ano e no final dele apresenta os resultados de seu estudo.

Esse é um diferencial no currículo, que proporciona conhecimento aprofundado sobre um assunto específico. Desenvolver pesquisa também faz com que você seja mais proativo e tenha um senso crítico mais apurado, uma vez que a pesquisa exige dedicação e capacidade de argumentação.

Muitas vezes, é a partir de pesquisas científicas que são desenvolvidas novas tecnologias e encontradas soluções para problemas da sociedade, como tratamentos de saúde, por exemplo. Por isso, a relevância da pesquisa científica é enorme.

Carreira acadêmica

Ao participar de projetos de iniciação científica, você conhece a rotina de um pesquisador e avalia se tem interesse em seguir carreira acadêmica. Sim, desenvolver pesquisa é um trabalho de verdade e possibilita o futuro como professor universitário. Com um título de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), você pode concorrer a vagas em instituições de ensino superior.

Se o tema desenvolvido na iniciação científica for promissor, ele pode continuar durante o Mestrado e até no Doutorado. Caso contrário, seu conhecimento prévio com certeza vai auxiliar na hora de propor um novo assunto interessante para a pesquisa.

A partir do Mestrado você aprofunda muito seu conhecimento em questões muito específicas, tornando-se expert no assunto. Combinando esse estudo com outras habilidades pessoais, é possível elaborar palestras, escrever um livro ou e apresentar-se em eventos, como congressos e conferências.

Programas de extensão

Além de desenvolver pesquisa científica, todas as universidades contam também com programas de extensão. São atividades, cursos e atendimentos realizados com a comunidade externa, ou seja, ações direcionadas para a população em geral. O motivo é que entende-se que o conhecimento obtido em pesquisas deve ser usado em benefício da sociedade.

Dessa forma, ao estudar nesse tipo de IES, é possível envolver-se em programas de extensão e adquirir experiência prática ainda durante a graduação. Ao lidar diretamente com a população, você também conhece os problemas mais comuns dentro da sua área de atuação e assim se prepara para o mercado de trabalho.

Muitas universidades oferecem atendimento jurídico, odontológico e fisioterapêutico gratuito, por exemplo. Há também programas esportivos, cursos em que os estudantes dão aulas e eventos, como palestras e seminários.

Desenvolver pesquisa científica é um grande diferencial para uma instituição de ensino superior. Essa atividade é obrigatória para universidades e opcional para faculdades e centros universitários. Nas universidades, também é obrigatório que pelo menos um terço dos professores sejam mestres ou doutores, exigência que não é feita para outros tipos de IES.

As universidades são locais promissores para o desenvolvimento de grandes ideias, o que é incrível para qualquer estudante. Desenvolver pesquisa faz com que seu currículo tenha destaque e ainda ajuda a aprimorar habilidades pessoais.

Quer saber mais a respeito dos programas de pesquisa e extensão? Entre em contato conosco!