Universidade Nilton Lins e Rancho ING Ferradurinha promovem curso de Inseminação Artificial em Bovinos.

Durante os dias 05, 06 e 07 de Dezembro, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Nilton Lins ofertou um curso de Inseminação Artificial em Bovinos, ministrado pelo Médico Veterinário Dr° Alberto Holanda, no Rancho ING Ferradurinha, localizado na Rodovia Manoel Urbano, Km 68, que liga Manacapuru à Manaus.

“O curso é sobre inseminação de bovinos e bubalinos. Com isso, pretendemos formar técnicos inseminadores, para que possamos fazer melhoramento genético do rebanho em médio à longo prazo. Este curso não é somente para médicos veterinários, mas servem também para profissionais da área de agrárias, trabalhadores rurais e pecuaristas. O rancho tem toda estrutura para receber as pessoas. Portanto, os alunos vão passar esses três dias alojados na fazenda, estudando de manhã, tarde e noite.” falou Alberto Holanda, Responsável Técnico do Rancho ING Ferradurinha e Professor da Universidade Nilton Lins.

O curso disponibiliza 10 vagas para profissionais da área que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre Genética de Animais de Grande Porte. Com carga horária de 40 horas, suas atividades aliam aulas teóricas a práticas, para que os alunos tenham uma experiência completa do que está sendo abordado.

“Direcionado para profissionais de Veterinária e agrárias em geral, o curso teve uma excelente procura, tendo as vagas esgotadas ainda nos primeiros dias após o lançamento. Se tratando de uma atividade que é especialmente prática, limitamos ao máximo o número de vagas, para que pudéssemos oferecer uma melhor infraestrutura, como dormitórios e refeitórios aos estudantes. Porém, para quem não conseguiu se inscrever desta vez, já temos para o calendário de 2020 previsão de ofertar muitos outros cursos práticos na área”, afirmou a Profª Janaina Braga, Pró-Reitora de Extensão.

A professora ainda comentou sobre a importância da instituição promover atividades como essa, e o que desejam com esses cursos para os alunos, “Esse formato de curso vai ser fundamental para que a Universidade Nilton Lins venha a entregar mais cursos nesse modelo, sendo assim o objetivo de qualificar a mão de obra dos profissionais do estado. Os nossos alunos irão ter um referencial melhor a quem recorrer e profissionais capacitados que possam disseminar o que foi aprendido através dessas aulas”.

Autoras: Giovanna Félix e Milena Vasconcelos