MEDICINA ALTERNATIVA E SUSTENTABILIDADE ESTÃO PRESENTES NA FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE

A Universidade Nilton Lins está sendo palco de um dos maiores eventos da região Norte, a 5ª Feira de Agronegócios. Vários stands estão sendo expostos no evento, dentre eles, a Casa das Ervas Medicinais do Guerreiro, que é uma empresa que produz insumos fitoterápicos de grande uso na medicina tradicional e na medicina popular. Seu espaço físico fica localizada no município de Parintins-AM, onde realiza um trabalho social e econômico que beneficia diretamente mais de 40 famílias ribeirinhas.

Eles trabalham com produtos advindos de plantas medicinais e fitoterápicas, que possuem várias propriedades medicinais e são utilizadas para diversos fins quando se trata da saúde popular e medicina alternativa.

Esses produtos possuem princípios ativos com grandes propriedades medicinais e atuam no combate e na prevenção a diversas doenças, e são popularmente conhecidos como remédios caseiros. São ervas, raízes, sementes e cascas utilizadas ao longo dos séculos, por nossos indígenas e nativos da região amazônica.

O processo

A casa das ervas possui uma pequena indústria localizada na comunidade de Santo Expedito, no município de Parintins a qual recebe esse material coletado pelos comunitários e dá início ao seu processo de industrialização, realizando os processos de moagem, trituração e embalagem dos insumos.

Os colaboradores fazem a coleta das folhas e cascas nos entornos da sua comunidade, geralmente em área de floresta densa. Existe por parte dos colaboradores e da direção da empresa a preocupação de que não haja derrubada ou qualquer tipo de prejuízo às árvores, lembrando que elas são a principal fonte de renda deles, eles coletam as folhas as sementes e cascas, em seguida levam para suas casas, onde realizam com o auxílio de toda a família o processo de seleção, limpeza e secagem do material.

Reaproveitamento

O Amazônida costuma fazer a derrubada, depois a queimada e posteriormente a limpeza da área onde será realizado o seu plantio de subsistência, conhecido na região como roçado. Toda a matéria prima que seria perdida durante esse processo, é coletada pelo próprio ribeirinho e vendida a casa das ervas, realizando o reaproveitamento e beneficiamento do material, contribuindo desta forma com o meio ambiente e sua sustentabilidade.

Consciência Ambiental

“Sempre digo: Olha caboclo! Procura deixar para o dia de amanhã, te lembra dos teus filhos, te lembra dos teus netos” disse o senhor José Guerreiro, falando aos ribeirinhos da importância de preservar o meio ambiente e do cuidado na hora de fazer a coleta do material, pois é necessário que a floresta continue viva e dando sustento às suas famílias.

Sabias palavras de um caboclo simples, humilde e com pouca educação curricular, mas com grande conhecimento de vida, grande humildade e um eterno defensor da mãe natureza.

Vale ressaltar que a empresa possui todos os registros e licenças necessárias para seu ramo de atuação, inclusive junto ao IBAMA.

com a colaboração dos alunos de jornalismo da Universidade Nilton Lins: Adilson Moura, Aline Beatriz, Diana Ferreira, Walisson Santos, Luide Almeida, Thatiane Prado e Lauane Cristina