Conheça o PPG.
O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), coordenado pela Universidade Nilton Lins (UNL), é ofertado em ampla associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), numa parceria profícua que vem contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível.
O PPG-AQUI tem por objetivo formar competências acadêmicas e profissionais em assuntos relacionados com os problemas da Biologia, específicos de ambientes de cultivo de organismos aquáticos, capacitando os profissionais e proporcionando-lhes domínio dos conhecimentos e habilidades adequadas para atuarem na educação superior, na pesquisa e desenvolvimento e como gestores e consultores em Aquicultura.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
- Grande Área: Ciências Agrárias;
- Área de Avaliação da Capes: Zootecnia e Recursos Pesqueiros.
LINHAS DE PESQUISA
Produção de Organismos Aquáticos E Sustentabilidade
Esta linha de pesquisa está relacionada à produção sustentável de organismos aquáticos, utilizando tecnologias avançadas nas áreas de sistemas de produção, nutrição, reprodução, larvicultura, beneficiamento do pescado, qualidade da água, dentre outros, para a melhoria da produtividade e do comércio de alimentos.
Saúde e Bem-Estar de Organismos Aquáticos
Esta linha de pesquisa tem por objetivo agregar conhecimentos relacionados à saúde, considerando a manutenção e promoção do bem-estar dos organismos aquáticos. Essa linha envolve pesquisas em imunologia, patologia, parasitologia, microbiologia, fisiologia/bioquímica, comportamento e genética molecular para diagnóstico/tratamentos e melhoria do desempenho zootécnico dos animais em sistema de cultivo.
DOCENTES
Profa. Dra. Elizabeth Gusmão Affonso
Prof. Dr. Gustavo Moraes Ramos Valladão
Profa. Dra. Juliana Tomomi Kojima
Prof. Dr. Jesaias Ismael Da Costa
Profa. Dra. Sílvia Umeda Gallani
Prof. Dr. Thiago Mendes De Freitas
Prof. Dr. Renato Barbosa Ferraz
Prof. Dr. Lucas Pedro Gonçalves Júnior
COORDENAÇÃO
Coordenadora – Profa. Dra. Elizabeth Gusmão Affonso (UNL/INPA)
Vice coordenador – Prof. Dr. Gustavo Moraes Ramos Valladão (UNL)
SITE DO PROOGRAMA
https://pgaquicultura.inpa.gov.br/pt/
CONTATO
Fone/Fax: (+55) 92 3643-2022
e-mail: ppgaquicultura@niltonlins.br
Instagram: @ppgaquicultura.unl.inpa
O Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPG-CVET) é um programa em associação entre a Universidade Nilton Lins (UNL) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e atualmente oferta o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias, tendo como objetivos formar recursos humanos, com perfil técnico-científico, postura ética e crítica, capacidade criativa e empreendedora, que contribuam para o desenvolvimento e difusão das Ciências Veterinárias na Amazônia, capacitados com qualificação superior para docência, aptos a realizarem investigação científica, desenvolvimento e inovação tecnológica que atendam as demandas nacionais e regionais, visando aumento de produtividade de forma sustentável, associado a melhorias na saúde animal.
O Programa também visa fomentar o desenvolvimento regional a partir da transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas das cadeias produtivas agropecuárias da Região Amazônica e de sustentabilidade social e ambiental.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
- Saúde Animal.
LINHAS DE PESQUISA
Animais Terrestres e sua Relação com o Ambiente e Homem
Esta linha de pesquisa abrange desde estudos morfofisiológicos dos animais terrestres e sua relação com o ambiente em que vivem, até́ estudos patológicos e epidemiológicos, de prevenção e tratamento de patologias, determinando seus impactos na sociedade. Esta linha terá dois principais eixos de estudos.
Eixo I: envolve estudos morfofisiológicos dos animais terrestres em ambiente amazônico, sendo eles animais de produção, de companhia ou selvagens, e suas adaptações ao contexto ambiental ou ecológico, nos quais estão inseridos.
Eixo II: envolve estudos sobre as enfermidades importantes para a cadeia produtiva assim como aquelas de relevância para animais de companhia, selvagens e para a Saúde Pública, incluindo também os aspectos sanitários dos produtos de origem animal. Neste eixo, são propostos estudos sobre: epidemiologia, ecologia das doenças, relação patógeno: hospedeiro, zoonoses, patologia e desenvolvimento de métodos preventivos e terapêuticos.
Animais Aquáticos e sua Relação com o Ambiente e Homem
Esta linha de pesquisa abrange estudos sobre a saúde dos animais aquáticos e sua relação com o ambiente, criando plataformas para a epidemiologia, prevenção e tratamento de doenças, determinando o impacto na sociedade. Três eixos de estudo formam a presente LP:
Eixo I: envolve estudos de fisiologia, imunologia e microbiota dos animais aquáticos amazônicos (peixes, quelônios, mamíferos etc) e sua relação com o ambiente natural ou produtivo.
Eixo II: envolve o uso e aprimoramento de técnicas de diagnóstico para a identificação de doenças importantes aos animais e aos consumidores. Esta proposta contribui para o reconhecimento da distribuição e disseminação de patógenos no ambiente aquático, incluindo aqueles emergentes com elevado impacto para a sociedade, o que possibilitará a criação de estratégias de controle e fomentar a elaboração de políticas públicas.
Eixo III: envolve o desenvolvimento de novos processos e insumos como aditivos nutricionais, prebióticos, probióticos, antiparasitários e antimicrobianos específicos para as espécies amazônicas, cada qual com a sua devida finalidade: seja para a melhoria do desempenho produtivo ou para a prevenção de surtos de parasitos, bactérias e vírus ou ainda para o tratamento o das doenças.
DOCENTES
Prof. Dr. Gustavo Moraes Ramos Valladão
Prof. Dr. Lucas Pedro Gonçalves Júnior
Prof. Dr. Renato Barbosa Ferraz
Profa. Dra. Sílvia Umeda Gallani
COORDENAÇÃO
Coordenador – Prof. Dr. Rodrigo de Souza Amaral (IFAM);
Vice-coordenador – Prof. Dr. Lucas Pedro Gonçalves Júnior (UNL).
SITE DO PROGRAMA
http://www2.ifam.edu.br/campus/cmzl/ensino/ppgcvet
CONTATO
e-mail: coord.cvet@ifam.edu.br
O Programa de Pós-graduação em Saúde e Inovação (PPG-SI) tem como intuito propiciar a formação de profissionais centrados em conteúdos que abordem a interação do homem com o ambiente e seus aspectos funcionais em relação à saúde, desenvolvendo conhecimentos afins, com a finalidade do tratamento multidisciplinar dos problemas ligados às singulares da Região Amazônica, que levam a um quadro de enfermidades endêmicas e merecem uma atenção particular. Ademais, o Programa visa o potencial biotecnológico do bioma amazônico, rico em fontes naturais de substâncias, a partir do desenvolvimento de produtos a serem empregados diretamente no tratamento e diagnóstico de doenças, integralizando, assim, atividades de ensino, pesquisa e extensão comunitária.
O programa desenvolve ações diretas em problemáticas sociais, econômicas, educacionais e ambientais, ligadas a processos particulares do dia a dia da população, acarretando a relevante atuação de profissionais na aplicação prática dos conhecimentos gerados e na difusão do entendimento de enfermidades regionais.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
- Grande Área: Saúde e Biológicas
- Área de Avaliação da Capes: Interdisciplinar
LINHAS DE PESQUISA
Endemias e Saúde Pública na Amazônia
Esta linha de pesquisa busca estabelecer diálogos e pesquisas interdisciplinares na relação entre a Saúde e o Bioma Amazônico e a gestão em Saúde. São desenvolvidos estudos envolvendo agravos endêmicos na Região Amazônica, como doenças infecciosas como leishmaniose, malária, hepatite viral e arboviroses e hematológicas como neoplasias sanguíneas, relacionados aos seus aspectos médico-biológicos como aspectos fisiopatológicos, tratamento e diagnóstico, interação patógeno-vetor; além de pesquisas epidemiológicas e de Saúde Pública. Ainda, serão desenvolvidos estudos indicadores antropogênicos associados às doenças da região, além de projetos envolvendo ferramentas de geoespacialização associadas a dados clínico-epidemiológicos, realizados como forma de mapeamento das enfermidades regionais.
Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde
Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de projetos, produtos e processos que visam o tratamento e diagnóstico das enfermidades da Região Amazônica, com o foco na bioprospecção de moléculas biologicamente ativas a partir do Bioma da região com potencial terapêutico e/ou biotecnológico. A partir do isolamento e obtenção de moléculas originadas de fontes vegetais, animais e microrganismos, são realizados estudos em modelos pré-clínicos de validação das atividades farmacológicas e aplicação no diagnóstico de doenças infecciosas como leishmaniose, malária, hepatite viral e arboviroses; cardiovasculares, como hipertensão e diabetes; e hematológicas como neoplasias sanguíneas e coagulopatias. As pesquisas desta linha têm como objetivo a inovação de potenciais produtos que possam ser aplicados diretamente na saúde dos pacientes e impactar diretamente na qualidade de vida da população amazônica.
DOCENTES
Prof. Dr. Antonio Estanislau Sanches
Profa. Dra. Bárbara Aparecida Chaves
Prof. Dr. Carlos Filipe Reis Costa Guimarães
Profa. Dra. Djane Clarys Baia Da Silva
Prof. Dr. Franklin Barbosa Da Silva
Prof. Dr. George Allan Villarouco Da Silva
Prof. Dr. Marco Aurélio Sartim
Profa. Dra. Marilu Barbieri Victoria
Profa. Dra. Nayana Yared Batista
Prof. Dr. Rajendranath Ramasawmy
Prof. Dr. Salomão Rocha Martim
Profa. Dra. Tatiana De Lima Pedrosa Santos
CONTATO:
mestradosaude@niltonlins.br
A Universidade Nilton Lins participa da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE) desde 2008, ofertando o Doutorado em Biotecnologia,estabelecido em sua essência regional (inter-estadual), multi-institucional e interdisciplinar.
O Programa objetiva a formação de Doutores para atuação nos mais variados campos da biodiversidade e Biotecnologia. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica e na formação de recursos humanos capacitados em suas áreas de atuação.
Pretende-se, no desenvolvimento do Programa, a integração das instituições partícipes dos Estados da Amazônia Legal com a participação de professores, orientadores, doutorandos e também de profissionais do setor produtivo, a fim de estabelecer esforço conjunto e racionalizado para o desenvolvimento de processos e produtos oriundos da biodiversidade, bem como o desenvolvimento de estudos avançados de gestão da inovação, que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a melhoria da qualidade de vida da população.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
- Biodiversidade e Conservação;
LINHAS DE PESQUISA
Conhecimento da Biodiversidade
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam o conhecimento da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- Análises taxonômicas e filogenéticas;
- Estimativa da biodiversidade;
- Estudos sobre diversidade das paisagens;
- Morfologia, reprodução e comportamento das espécies;
- Iinterações entre as espécies nos ecossistemas;
- Valorização da biodiversidade, etc.
Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- Análise da diversidade genética das populações das espécies amazônicas por meio de marcadores clássicos e moleculares;
- Conservação de germoplasma “in situ” e “ex situ“;
- Micropropagação vegetal;
- Reprodução de animais silvestres;
- Recuperação de áreas degradadas;
- Desenho e implantação de sistemas agroflorestais, etc.
Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a bioprospecção e o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos, nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- Análise da composição química das espécies;
- Desenvolvimentos de bioensaios clássicos e modernos;
- Desenvolvimentos de fitoterápicos e fitofármacos;
- Desenvolvimento de tecnologias de produção de enzimas industriais;
- Análises toxicológicas, ensaios pré-clínicos e clínicos;
- Escalonamento de bioprocessos;
- Aprimoramento dos marcos regulatórios referentes a acessos propriedade intelectual e uso sustentável da biodiversidade, etc.
DOCENTES
Prof. Dr. Gustavo Moraes Ramos Valladão
Prof. Dr. Marco Aurélio Sartim
Prof. Dr. Rajendranath Ramasawmy
COORDENAÇÃO
Coordenação Geral
Coordenador Geral – Sandro Percario (UFPA)
Colegiado Estadual do Amazonas
Coordenador – Héctor Henrique Ferreira Koolen (UEA);
Vice-coordenador – Marco Aurélio Sartin (UNL).
SITE DO PROGRAMA
CONTATO
Coordenação Geral
Telefone: +55 (91) 3201-8904
e-mail: secexec@bionorte.org.br
Colegiado Estadual do Amazonas
Telefone: (92) 3878-4365
e-mail: secestadualppgbionorte@uea.edu.br
PPG EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REDE REAMEC) – DOUTORADO
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), nível Doutorado, é oferecido pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), da qual a Universidade Nilton Lins faz parte.
Composta por 26 instituições de ensino superior da Amazônia, a rede tem como foco a produção de conhecimentos em Educação, abrangendo a aprendizagem, o ensino e a formação de professores; as tecnologias para o ensino e a cultura; a Epistemologia e a educação científica.
LINHAS DE PESQUISA
Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática
Esta linha de pesquisa abrange temáticas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e das Matemáticas, quer em termos de ideário, quer de práticas pedagógicas, em quaisquer dos níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos- pesquisadores quanto a perspectiva de formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional de professores.
Fundamentos e Metodologias para a Educação em Ciências e Matemática
Esta linha de pesquisa abrange temáticas relativas a processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como formação de conceitos, interações em aulas de Ciências e Matemática, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem, estudos concernentes aos processos construtivistas de ensinar e de aprender, construção e análise de recursos didáticos, relação teoria e prática na sala de aula, currículo e componentes curriculares, bem como pesquisas no/do ensino na área considerada.
SITE DO PROGRAMA
https://www.ufmt.br/curso/ppgecem