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MESTRADO/DOUTORADO

Conheça o Programa de Pós-graduação em AQUICULTURA.

ACESSE O PPG!

MESTRADO/DOUTORADO
Os cursos “stricto sensu” (mestrado e doutorado), possuem uma duração média de 24 a 48 meses, respectivamente, e são indicados para pesquisadores, professores e demais interessados em atuar no ensino superior e/ou gestão universitária, em institutos de pesquisa e também em empresas públicas e privadas.
PPG AQUICULTURA (NILTON LINS/INPA)
Conheça o PPG – Programa de Pós-graduação em AQUICULTURA da Universidade Nilton Lins, níveis Mestrado e Doutorado Acadêmico, realizado em ampla associação com o INPA –Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Já formamos mais de 100 Mestres e doutores nessa área.
Nossos pesquisadores são experts nas áreas de Produção/Reprodução, Sanidade e Nutrição de organismos aquáticos. Suas pesquisas levam soluções específicas para o setor piscicultor da Região Amazônica.
PPG BIOTECNOLOGIA (REDE BIONORTE)
Conheça o PPG – Programa de Pós-graduação em BIODIVERSIDADE E
BIOTECNOLOGIA.  A Universidade Nilton Lins participa da Rede Bionorte, que oferta Doutorado acadêmico nessa área.
A importância do Bioma Amazônia do Brasil é revelado por pesquisas científicas e organizações governamentais. Em nossa Amazônia encontra-se um terço de toda a biodiversidade mundial dentre espécies de pássaros, peixes, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e da flora.
Tal riqueza e potencial genético do bioma amazônico brasileiro vem atraindo interesse internacional, mas os 25 milhões de habitantes que o habitam dependem da exploração das espécies florestais, frutíferas e de recursos pesqueiros e isso precisa ser feito de forma sustentável.
A Universidade Nilton Lins tem por missão institucional “Educar a Amazônia”. Sabemos da importância de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que oportunizem o desenvolvimento local de geração de novos bioprodutos de valor econômico, bem como a necessidade do uso cuidadoso do acervo de conhecimentos tradicionais sobre a convivência milenar com os diferentes ecossistemas . Essa é a prioridade de nossos cientistas.
Assim, desde 2008 a Universidade Nilton Lins integra a Rede Bionorte, formada por instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal. A missão principal dessa rede, além de formação de doutores, é “integrar competências para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. A rede foi instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia pela Portaria MCT nº 901, de 04.12.2008.
PPGECEM – DOUTORADO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REDE REAMEC)

O Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), oferecido pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática  (REAMEC), da qual a Universidade Nilton Lins faz parte. Composta por 26 instituições de ensino superior da Amazônia, a rede oferece doutorado com duração de quatro anos. O eixo pedagógico desse programa é qualificar para a produção de conhecimentos em Educação abrangendo a aprendizagem, o ensino e a formação de professores, as tecnologias para o ensino e a cultura, a epistemologia e a educação científica.O edital é aberto a cada dois anos e está disponível nos sites www.ufmt.br. e www.ufmt.br/ppgecem. O diploma é expedido pela Universidade Federal do Mato Grosso, que sedia a Coordenação geral do Programa.

Além da Universidade Nilton Lins, formam a Rede Reamec mais 25 instituições de pesquisa e ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) Universidade da Amazônia (UNAMA) Universidade do Estado do Amapá (UFAP) Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Universidade Estadual de Roraima (UERR) Universidade do Estado do Pará (UEPA) Universidade Federal do Acre (UFAC) Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Universidade Federal de Roraima (UFRR) Universidade CEUMA.

Linhas de Pesquisa
Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática 

Esta linha de pesquisa abrange temáticas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e das Matemáticas, quer em termos de ideário, quer de práticas pedagógicas, em quaisquer dos níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos- pesquisadores quanto a perspectiva de formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional de professores.

Fundamentos e Metodologias para a Educação em Ciências e Matemática 

Esta linha de pesquisa abrange  temáticas relativas a processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como formação de conceitos, interações em aulas de Ciências e Matemática, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem, estudos concernentes aos processos construtivistas de ensinar e de aprender, construção e análise de recursos didáticos, relação teoria e prática na sala de aula, currículo e componentes curriculares, bem como pesquisas no/do ensino na área considerada. 

Maiores informações: www.ufmt.br/ppgecem

 [REDE REAMEC]

EM ANEXO

 [REDE BIONORTE]

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