Com relação à Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002), visando garantir a presença de modo transversal, contínuo e permanente, a IES propõe e vivencia as seguintes estratégias:
Todos os projetos pedagógicos contemplam transversalmente a temática em diversas disciplinas, tendo como tema base o Desenvolvimento sustentável enquanto construção da cidadania, justiça social, democracia, equidade, diversidade cultural e étnica.
As diversas disciplinas dos PPCs abordam:
Todos os estágios ampliam a visão formativa, focalizando as contribuições do profissional para o desenvolvimento sustentável enquanto construção da cidadania, justiça social, democracia, equidade, diversidade cultural e étnica.
Mas, não é apenas através das disciplinas que se manifesta o engajamento do curso com a Educação Ambiental. A inserção das temáticas da Educação Ambiental está presente em todas as atividades e eventos, discutindo permanentemente a Educação Ambiental e a contribuição para a sustentabilidade. No nível institucional, o curso participa de forma efetiva dos eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão, como o dia do meio ambiente e cursos voltados para a separação de lixo, palestras com temas relacionados à temática. Toda a Universidade tem um profundo engajamento com seu entorno e as peculiaridades regionais, marcadas dentre outras pelos povos tradicionais e as comunidades ribeirinhas. Por isso, surgem os Mestrados em Aquicultura e Biologia Urbana, seguidos dos respectivos doutorados. E os cursos engajam-se nesses através da Iniciação Científica e da pesquisa que envolve o uso sustentável dos recursos naturais. Um dos grupos de pesquisa cadastrado no CNPq tem como base temática “Educação e Sustentabilidade na Amazônia”.