Prevenir é a solução, afirma médico veterinário em palestra de agronegócio

Na tarde desta quarta, 29 de agosto, foi dado continuidade no I Workshop de Agronegócios da Universidade Nilton Lins. As palestras e mesas redondas trouxeram variados temas entre gestão de propriedades, agronegócio e prevenção de doenças em rebanhos de grande escala.

O médico veterinário Alberto Holanda, que também é responsável técnico pela I Feira de Agronegócios da instituição, trouxe à tona os prejuízos que a maioria dos pecuários sofrem, muitas vezes sem saber o motivo.Clostridioses – Prevenindo Prejuízos, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos empresários que têm seus rebanhos dizimados por doenças que derivam do próprio meio ambiente, que atingem os animais e até seres humanos.

Clostridioses são um gênero de bactéria comum no sistema digestório dos animais em geral, porém em grande escala nos bovinos. As bactérias derivam de matéria orgânica como carcaça de animais, adubagem ou água contaminada, todos esses fatores atuam direto na contaminação dos animais que vivem rodeados por esse tipo de ambiente.

“É importante que os empresários tenham noção do que pode prejudicá-los. Então, é necessário que eles saibam como combater os males que possam vir a atingir suas criações. No Amazonas, é muito comum rebanhos inteiros morrerem por falta de conhecimento de seus donos, são poucos os que têm conhecimento do que deve ser feito” declarou Alberto.

Novas pesquisas estão sendo feitas e novos tipos de doenças são descobertas entre os rebanhos amazonenses. Tétano, botolismo, carbúnculo são as mais comuns entre os animais. “As clostridioses são uma ameaça constante mesmo as melhores criações de bovinos, em todo o mundo”, finalizou o médico veterinário.

A programação de palestras e mesas-redondas continua amanhã, a partir das 8h30, no auditório Vânia Lins, da Universidade Nilton Lins.

Texto: Wesley Paiva

Foto: Jéssica Castro