Qualidade de Zebuínos tem grande impacto nas principais esferas do agronegócio

Palestra sobre a importância dos zebuínos na produção de leite e carne nos trópicos deu continuidade à segunda tarde do I Workshop de Agronegócios da Universidade Nilton Lins

O Brasil continua sendo o segundo maior exportador de carne do mundo e este dado tem um grande impacto sob a balança comercial. De acordo com o zootecnista Luíz Renato Tiveron, membro da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), a importância das atividades que envolvem o gado tem grande influência nas principais esferas do agronegócio – carne e leite.

A ABCZ é responsável pela pesquisa e coleta de dados de mais de 600.000 zebuínos em todas as regiões brasileiras e é proprietária do maior banco de dados do mundo sobre o gênero, com mais de 12 milhões de animais cadastrados. E através do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), acompanha a evolução do melhoramento genético de mais de 3.600 rebanhos em todo o país.

“É de suma relevância que os empresários saibam do impacto que suas crias têm sob a área comercial e econômica. Essa atividade atinge o produtor, o comerciante e até o consumidor. Assim como atinge a produção de carne e leite. O impacto no comércio é enorme e faz toda a diferença na balança comercial” explicou o zootecnista.

A programação do I Workshop de Agronegócios da Nilton Lins continua até as 21h.

• A piscicultura familiar como geração de rena – Paulo Roberto Silveira Filho, MSc. Zootecnista, Coordenador de Pesca e Aquicultura do MAPA em Goiás;
  • Pecuária Leiteira Racional – Alberto Nascimento de Holanda Lima – Médico Veterinário, Esp. Em produção e Reprodução de Bovinos;
  • O Perfil da Agricultura Familiar no Estado do Amazonas – Eduardo Rizzo, MSc. SEPROR;
  • Desafios e Gargalos da regularização fundiária de imóveis rurais na Amazônia – Ronaldo Santos/INCRA;
  • Mesa-Redonda sobre licenciamento ambiental.

Texto: Wesley Paiva

Foto: Jéssica Castro