O que é e como funciona o FIES?

Em 1999, com a iniciativa de substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC, o Governo Federal criou o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) destinado especificamente para o financiamento dos estudos de alunos que escolheram instituições particulares. No programa, alunos regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no FIES, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, podem ser contemplados pelo programa.
O programa de financiamento facilita o ingresso de alunos que possuem dificuldades financeiras. Para Erica Aquino, acadêmica de jornalismo da Universidade Nilton Lins, o FIES acolhe estudantes que nem sempre tem condições de pagar mensalidades. “O maior beneficio do FIES pra mim é o fato dos jovens poderem estudar sem ter a preocupação de pagar uma mensalidade todo fim do mês”.
Os alunos que participaram do Enem a partir de 2010, e possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, podem participar do FIES. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do sistema de seleção FIES no endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br em meados de julho.

Texto: Jonas Wesley

Foto: Maurílio Rodrigues