Universidade Nilton Lins parabeniza profissionais pelo mês do Fisioterapeuta

Por Jonas Wesley

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A fisioterapia trabalha na intervenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), caracteriza as diferentes áreas desse campo de atuação são fisioterapia clínica, saúde coletiva, educação e outras. Na fisioterapia clínica, o profissional está habilitado a atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitações, entre outras unidades de saúde. Na saúde coletiva, o fisioterapeuta é responsável por promover ações que garantam a saúde de grupos de pessoas, podendo participar, por exemplo, de programas de fisioterapia do trabalho e de ações básicas de saúde. Na área da educação, o profissional pode atuar em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas no campo.
Portanto o fisioterapeuta, possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papeis desempenhados por esse profissional, podemos citar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

A Universidade Nilton Lins parabeniza os fisioterapeutas e futuros profissionais da área, parabéns pelo seu dia!