Bacharelado em Educação Física: como escolher sua faculdade?

A prática de atividades físicas é fundamental para prevenir e tratar diferentes tipos de problemas bastante comuns em todo o mundo, como diabetes e depressão. Não à toa, o número de brasileiros que praticam exercícios cresceu 24{9c39a809bf3cd4b2f5d2d39f61a3d6b4b170873af1eb37dc26598c5162b2fc75} nos últimos anos. Os profissionais de Educação Física são responsáveis por orientar e acompanhar esse tipo de prática.

Se você já pesquisou tudo sobre Educação Física e está considerando seriamente seguir essa carreira, talvez já tenha se perguntado como escolher a faculdade onde cursará o bacharelado em Educação Física. Para lhe ajudar, apresentamos a seguir o que você deve considerar na hora de fazer essa escolha. Acompanhe!

Saiba o que deve ser estudado no bacharelado em Educação Física

O bacharelado em Educação Física deve preparar o profissional para atuar em diferentes áreas, como condicionamento físico, reabilitação motora e recreação. Por isso, é muito importante que o curso escolhido por você forneça conhecimentos nesses e em outros setores. Antes de escolher a faculdade, portanto, verifique a grade curricular e confira as disciplinas ofertadas.

Busque informações sobre a qualidade da instituição de ensino

Na hora de escolher sua faculdade, também é importante buscar informações sobre a qualidade da instituição. Algumas formas de fazer isso são identificando o nível de qualificação dos professores e pesquisando as notas do curso no site do Ministério da Educação (MEC)

Conheça a infraestrutura da faculdade

Visitar a instituição antes de se matricular no bacharelado em Educação Física também é essencial. Dessa forma, você pode conhecer a infraestrutura da faculdade. Boas instituições de ensino contam com salas de aulas amplas e conservadas, laboratórios e bibliotecas, entre outros. Para quem deseja cursar Educação Física, centro desportivo é um diferencial.

Entenda as diferenças entre faculdade e universidade

Antes de ingressar na graduação, é fundamental saber a diferença entre faculdade e universidade. As principais diferenças são que as universidades precisam contar com professores mestres e doutores e oferecer programas de extensão e pesquisa, tornando-se instituições mais completas.

Os projetos de extensão permitem que os alunos entrem em contato com pessoas de fora da faculdade e possam ampliar seu aprendizado, conhecendo a rotina e os desafios da profissão. Já os programas de iniciação científica permitem que os alunos possam atuar no desenvolvimento de pesquisas juntamente com os professores.

Verifique quais as formas de pagamento e bolsas existentes

Na hora de escolher onde cursar o bacharelado em Educação Física, também é necessário considerar as formas de pagamento oferecidas pela faculdade. Afinal, você precisa fazer um planejamento para assumir as mensalidades. Confira se a faculdade oferece bolsas de estudo. Em caso positivo, você poderá cursar a graduação sem pagar ou pagando valores mais baixos.

Agora, você já sabe o que considerar na hora de escolher em qual instituição cursar o bacharelado em Educação Física: conteúdo do curso, qualidade e infraestrutura da instituição, formas de pagamento, bolsas e diferença entre faculdade e universidade.

Ainda tem dúvidas e quer saber tudo sobre Educação Física? Faça download do e-book do curso!