Como funciona uma plataforma de educação a distância?

A evolução tecnológica proporcionou mudanças em escala global e em todos os setores de nossas vidas. A internet alterou o cotidiano das pessoas e criou novos hábitos, facilitando a comunicação e colocando uma série de serviços nas mãos das pessoas. A tecnologia também permitiu a criação de plataformas de educação a distância, que já evoluíram muito nos últimos anos.

Atualmente, o EaD possibilita uma experiência completa em termos de aprendizado e capacitação profissional, não ficando atrás do ensino presencial. São realizados estudos sobre a educação a distância, com o objetivo de fazer o melhor uso possível das mídias eletrônicas para gerar conhecimento. Saiba mais sobre plataformas de educação a distância neste post!

O que é uma plataforma de educação a distância?

As plataformas EaD são sistemas desenvolvidos para estudo a distância. Cada instituição de ensino dá um nome para a sua plataforma de educação a distância e define quais são as funcionalidades mais importantes nela, de acordo com seu projeto de ensino. Hoje em dia elas não funcionam apenas em computadores de mesa, como também em celulares e tablets.

Na maioria das vezes, as plataformas de educação a distância são integradas a outras soluções tecnológicas, como ferramentas para envio de mensagens e suporte para vídeos. Além de ser a fonte do conhecimento para quem faz um curso EaD, a plataforma de educação a distância também é onde são postadas notas, atividades e comunicados.

Estudar EaD significa estar no controle dos seus horários e se esforçar para cumprir sozinho com o cronograma do curso. Dessa forma, cada estudante deve acessar a plataforma de educação a distância nos dias e horários que preferir e assistir às aulas virtuais.

Como a educação a distância evolui

A grande flexibilidade do EaD, em relação aos horários e local de estudo, passa a impressão de que o estudante não é devidamente acompanhado. Na realidade, o que ocorre é o contrário: a plataforma de educação a distância monitora todas as suas atividades e o seu desempenho.

Os gestores do sistema conseguem avaliar que tipo de conteúdo é mais interessante para o aluno e relacionar seu resultado nas provas com o material didático apresentado. Dessa forma, o EaD evolui e torna-se cada vez mais eficaz como método de ensino.

Aulas e material didático

Além de videoaulas, há ainda muito material de apoio, no formato de textos, podcasts, infográficos e até jogos. Uma tendência da educação atual é a gamification, quando o processo de ensino usa os mesmos recursos de jogos eletrônicos para tornar-se mais atraente e motivador. Algumas IES possibilitam aulas ao vivo, com professores em tempo real.

O uso intenso de material multimídia variado no EaD tem o objetivo de fixar o conteúdo e proporcionar um aprendizado verdadeiro. É possível rever todo o conteúdo didático quantas vezes quiser, assim como o aluno pode também passar rapidamente pelas matérias que já sabe.

Contato com colegas e professores

Engana-se quem pensa que quem faz um curso a distância não conhece os colegas. A plataforma de educação a distância permite a participação em fóruns e a criação de grupos para realização de trabalhos conjuntos. A ideia é usar a tecnologia para simular verdadeiras salas de aula.

O acesso aos professores também é fácil: quando o estudante tem dúvidas, basta enviar uma mensagem. O professor tem um prazo curto para responder, também via mensagem. Há ainda exercícios online e algumas instituições de ensino disponibilizam chats para a turma, de forma que a interação entre os colegas não seja sempre vinculada ao estudo.

A educação a distância quebra barreiras geográficas e torna o estudo muito mais conveniente para milhões de estudantes no Brasil. Com a progressiva evolução das plataformas de educação a distância, acredita-se que os métodos de aprendizado serão cada vez melhores e mais acessíveis.

Inscreva-se na nossa newsletter para conhecer outras tendências da educação!