Publicidade e Propaganda: da idéia à mente dos consumidores

Enquanto assistimos televisão, lemos um jornal ou simplesmente navegamos pela internet somos impactados na maior parte do tempo por anúncios de produtos e serviços. As propagandas já fazem parte das nossas vidas, mesmo sem a gente perceber isso, assim como têm uma grande influência em nosso comportamento de consumidor.

Provavelmente, muitas pessoas se perguntam como funciona o trabalho de uma agência de Publicidade e Propaganda. Como eles desenvolvem uma ideia que vai impactar os consumidores? E como é possível que essa mensagem grude na mente das pessoas? Neste breve guia, vamos explicar um pouco sobre esse processo.

O que é Propaganda? E o que é Publicidade?

Em resumo: a Propaganda refere-se ao ato de propagar um conceito ou uma ideia – nem sempre com viés comercial – para um número elevado de pessoas usando as ferramentas da comunicação. Enquanto a Publicidade utiliza-se dos mesmos princípios, mas de forma mais direta e persuasiva com a intenção de criar nas pessoas o desejo de consumo de um determinado produto ou serviço oferecido por uma marca.

Dentro do curso de Publicidade e Propaganda, o estudante vai conhecer técnicas e métodos para realizar a divulgação das marcas, dos serviços e produtos de um cliente, ou simplesmente despertar o desejo de compra. Ou seja, utilizar esses recursos para propagar uma ideia com apoio das ferramentas da comunicação social.

Como começam as campanhas publicitárias?

Durante do bacharelado em Publicidade e Propaganda, os estudantes são estimulados a desenvolver ideias, ter insights e transformar esses conceitos em exemplos de campanhas. Entretanto, para que isso torne-se real, existe um longo processo criativo dividido em várias etapas. Em alguns casos, existem disciplinas específicas para cada parte desta jornada.

A matéria de planejamento estratégico vai apresentar ao estudante como desenvolver a concepção de uma campanha. Ele compreenderá que é necessário conhecer a marca e os seus objetivos, assim como o seu público-alvo. E também que é preciso estudar a linguagem utilizada pelos consumidores e quais os meios de comunicação eles utilizam para ter acesso a conteúdos (TV, internet, jornal, revista).

A parte criativa só aparece muito depois da parte estratégica, como a reunião de dados e um imenso estudo de possibilidades. Neste estágio é comum o exercício de brainstorming, uma tempestade de ideias com o objetivo de encontrar formas de desenvolver um anúncio que vai chamar a atenção do público e, obviamente, entrar na mente dos consumidores.

Por exemplo, propagandas de carro costumam ter como objetivo destacar as vantagens do modelo, transmitir a sensação de conforto e liberdade. Com isso, busca primar pela seriedade e beleza. E todos esses pontos são decididos dentro do brainstorming e com as pesquisas.

Do brainstorming à veiculação da propaganda?

Dentro das agências de publicidade ou nas aulas do bacharelado em Publicidade e Propaganda, há poucas diferenças do processo criativo. A única distinção é que de um lado são os clientes que apresentam os desafios de divulgar suas marcas e não os professores que resumem essas questões em pequenas tarefas.

Com todo o conceito e estudos em mãos, é possível desenvolver as campanhas. Seguindo as guias pensadas anteriormente, os materiais passam para as equipes de criação (redatores, fotógrafos, movie makers, designers) e em seguida seguem para a produção das peças publicitárias, como a gravação de filmes para TV e, hoje, YouTube.

Após todo esse processo, as peças publicitárias são veiculadas nos meios de comunicação que melhor atingem o público-alvo da marca ou do produto que está em destaque. A última parte da campanha é a mensuração de resultados, uma avaliação dos números para compreender se os objetivos foram atingidos e o que pode ser melhorado.Esse foi apenas um breve resumo de como funciona o processo criativo dentro das agências publicitárias e como o curso de Publicidade e Propaganda prepara os egressos para desenvolver grandes campanhas. Se interessou por essa área da Comunicação Social? Venha conhecer mais sobre a graduação da Universidade Nilton Lins!

nilton lins

Recent Posts

Aproveite a Oportunidade de Financiamento FIES para 2024/1

A Universidade Nilton Lins tem o prazer de anunciar que o processo para as vagas…

5 meses ago

Comunidades tradicionais de Iranduba recebem capacitação em turismo sustentável

Promover a vivência, o intercâmbio cultural e ao mesmo tempo, mapear empreendimentos turísticos, manifestações culturais,…

6 meses ago

Campeões consagrados: Jogos Universitários Brasileiros 2024 revelam os melhores do Basquete, futsal e vôlei

Neste fim de semana (25 e 26/05), Manaus foi palco das finais de basquete, futsal…

6 meses ago

Especialistas se reúnem em Manaus para evento internacional de piscicultura na Amazônia

Mais de 150 pesquisadores e especialistas da Colômbia, Bolívia, Peru e dos estados brasileiros que…

6 meses ago

Porto Chibatão estreia no Programa ‘Zona Franca de Portas Abertas’ com visita de acadêmicos da Nilton Lins

Por meio do programa institucional “Zona Franca de Portas Abertas”, da Suframa, aproximadamente 30 acadêmicos…

6 meses ago

Grupo Nilton Lins lança campanha para ajudar animais afetados pela enchente no RS

O Grupo Nilton Lins está realizando uma campanha de arrecadação de ração e alimentos para…

7 meses ago