A importância do Jornalismo em tempos digitais

A importância do Jornalismo em tempos digitais

O Jornalismo passa por um significativo processo de mudança há alguns anos. O motivo? A internet. Através dela, os veículos de comunicação conseguem transmitir a notícia rapidamente sem depender da publicação impressa no dia seguinte, como acontecia antigamente. 

Com isso, nasce um novo campo de trabalho para os jornalistas: o Jornalismo Digital.

Essa instantaneidade torna o Jornalismo Digital uma ferramenta e um meio totalmente útil para os profissionais deste ramo, que conseguem reproduzir a notícia por completo e com rapidez, com fotos e vídeos em alta resolução, por exemplo. Isso tudo enriquece a experiência de leitura do público.

Por meio de portais online, principalmente, o Jornalismo consegue um grande espaço de destaque na internet. Neste artigo, mostraremos como  o Jornalismo pode e deve ser integrado em todas as mídias digitais.

A maior responsabilidade do jornalista no Jornalismo Digital

O papel do jornalista fica ainda mais em evidência no meio online. Ele deve sempre trazer informações bem apuradas aos seus leitores. 

Sabemos que, na internet, qualquer um pode se expressar de diversas formas. Portanto, em muitos casos, há ruídos na comunicação, fazendo com que um relato de determinado acontecimento seja distorcido. Logo, o Jornalismo e profissionais bem qualificados na área são fundamentais para que situações como essa sejam minimizadas. A atuação dos jornalistas é mais que necessária.

Seja em rádio, TV, impressos ou internet, a função do jornalista é a mesma. Apurar e informar. No meio digital há uma responsabilidade ainda maior, pois tudo publicado fica registrado. Desta forma, não pode haver espaço para erros, pois isso pode comprometer não apenas a credibilidade do jornalista em questão como também do veículo que ele trabalha. 

Os portais de notícias online já se tornaram parte do cotidiano das pessoas que acessam a internet. Diariamente, usuários buscam atualizações do nicho de maior interesse, seja política, esportes, economia, entretenimento ou qualquer outro. Há um grande holofote nestes sites, o que evidencia, mais ainda, a importância do Jornalismo Digital. 

Além disso, por ter uma atualização constante, o leitor acessa o site em diversos momentos durante o dia. Logo, é importante que o jornalista esteja sempre atento aos acontecimentos.  

Qual a relação entre o veículo de comunicação online e o leitor?

O jornalista transmite a informação através de muito estudo, com a preocupação de comunicar de forma correta e esclarecer os fatos, não apenas em saber se o interlocutor recebeu a mensagem. 

A internet dá espaço a muitos criadores de conteúdo transmitirem suas visões, mas isso não deve ser confundido com a transmissão de uma notícia. Por isso, o jornalismo desempenha um papel fundamental na sociedade na hora de produzir uma notícia. Isso é essencial para que as pessoas tenham pleno conhecimento dos acontecimentos, sem distorções e parcialidade. A credibilidade fideliza o público ao portal online, sendo assim uma relação benéfica para ambos.

Além disso, o público pode ajudar o jornalista a pautar as matérias através de um contato direto pela internet, por meio dos comentários em blogs, Facebook, Instagram e outras mídias sociais. Isso faz com que o leitor esteja mais próximo do veículo de comunicação online e com que as notícias sejam mais direcionadas a ele.

Portanto, o Jornalismo tem uma grande e fundamental importância no meio online. Os portais online são referências de informação e é necessário cuidado para manter a credibilidade. O papel do jornalista é de apurar e analisar os dados para a reprodução de uma notícia, além de se manter constantemente atualizado para, assim, manter uma relação fixa com os leitores. 

Por todos estes fatores, o Jornalismo é uma das profissões mais importantes da atualidade, ainda mais em tempos totalmente digitais, com informações erradas e falsas vindas de todos os lados.

Mas, com a Universidade Nilton Lins, você pode mudar a história do Jornalismo e levar a informação correta para o público, não só em meios online, mas em qualquer lugar. Para isso, faça o download do ebook sobre o curso de Comunicação Social – Jornalismo da Nilton Lins ou acesse a página do nosso curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *