A importância das Ciências Contábeis para o setor corporativo

Profissionais de Ciências Contábeis estão entre os mais procurados no mercado de trabalho. Tanto empresas quanto pessoas físicas precisam dos serviços de um contador.

Para o setor corporativo, a necessidade é ainda maior em épocas de recessão econômica, quando todo detalhe relacionado às finanças de uma empresa é importante para manter o negócio funcionando.

Pensando nisso, elaboramos este post para apresentar o que os profissionais de contabilidade fazem e qual a importância deles para as empresas. Continue lendo e conheça informações que podem lhe ajudar a decidir se essa profissão é para você!

O que é Ciências Contábeis?

Ciências Contábeis é a área responsável por gerenciar as receitas, as despesas e os lucros de uma organização, seja ela pública ou privada. O contador, portanto, lida com informações sobre compras, vendas e aplicações financeiras, entre outras.

Por meio da análise de eventos econômicos e em concordância com as normas vigentes, esse profissional ajuda a empresa na tomada de decisões estratégicas, realiza o pagamento de tributos e documenta todas as informações financeiras. No curso de contabilidade, os alunos assimilam os conhecimentos necessários para desempenhar essas e outras atividades.

Algumas das áreas nas quais o contador pode trabalhar são a financeira, a tributária e a de perícia contábil. Além de encontrar vagas em empresas de diferentes setores, o profissional também pode atuar em escritórios de contabilidade ou de forma autônoma.

O salário de Ciências Contábeis pode variar de acordo com a área de atuação e o porte da empresa. Para exercer a profissão, é preciso obter o registro profissional por meio do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Qual a importância da contabilidade nas empresas?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a carreira em Ciências Contábeis, confira a seguir porque os profissionais dessa área são importantes para empresas de diferentes portes e setores.

Organização dos recursos da empresa

Uma empresa realiza diversos processos financeiros diariamente. Os contadores organizam as informações oriundas desses processos, tornando possível a realização de análises que permitem determinar a saúde financeira do negócio. Por meio das Ciências Contábeis, é possível saber qual o grau de endividamento da empresa, conhecer o giro do estoque e a vida útil dos patrimônios, por exemplo.

Diminuição de erros com tributos

Deixar de pagar os impostos pode resultar em grandes prejuízos para as empresas, como multas e sanções. Uma das responsabilidades do contador é garantir que a empresa cumpra suas obrigações tributárias e reduza a ocorrência de problemas como esses.

Redução de gastos desnecessários

Com as finanças organizadas pelos contadores, a empresa pode perceber claramente como estão sendo aplicados os recursos do negócio. Dessa forma, é possível identificar gastos que podem ser eliminados, encontrar formas de pagar menos impostos e conseguir descontos com fornecedores, entre outras ações que podem aumentar os ganhos da organização.

Como você pode perceber neste post, as Ciências Contábeis são fundamentais para o sucesso de um negócio. A má gestão financeira é uma das principais causas de falência entre as empresas, por isso é importante que as organizações invistam na contratação de contadores.Agora que você sabe qual a importância da contabilidade para as empresas, conheça o curso de Ciências Contábeis da Universidade Nilton Lins!