O que é Biomedicina e o que se aprende na graduação?

A Biomedicina é uma área de conhecimento que contribui ativamente para o avanço científico, por meio de pesquisas sobre o organismo humano e as doenças que podem afetá-lo. É uma graduação na área da saúde, que exige muito estudo em Ciências Biológicas.

Leia este post para conhecer a profissão!

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é uma área de atuação relativamente nova, com a primeira graduação em Ciências Biomédicas criada em 1966 no Brasil. Essa ciência é uma junção da Medicina com as Ciências Biológicas, focada no estudos das doenças que afetam os seres humanos.

Quem se forma nesse curso recebe o título de biomédico e tem o dever de investigar a origem das doenças e as formas de combatê-las — pensando, inclusive, em medidas preventivas. Esse profissional realiza análises de material biológico, compreendendo como as enfermidades são transmitidas e como agem dentro do organismo humano.

O que se aprende no curso de Biomedicina?

Uma graduação em Biomedicina em Manaus precisa abordar tanto o funcionamento do corpo humano quanto os micro-organismos transmissores de doenças.

O currículo inclui aulas de Micologia (estudo dos fungos), Parasitologia (estudo dos parasitas), Virologia (estudo dos vírus) e de Protozoologia e Helmintologia (estudo de protozoários e vermes), entre outras.

Já em relação ao organismo humano, são abordados Fundamentos de Anatomia, e Genética e Embriologia, por exemplo. As aulas de Farmacologia e Toxicologia tratam da influência de substâncias químicas no organismo. Há, ainda, aulas voltadas para a gestão de laboratórios, controle de qualidade e para a responsabilidade ética do biomédico.

A Biotecnologia, também presente no currículo de Biomedicina, está entre os segmentos de atuação mais novas da profissão. Seu foco são as tecnologias baseadas na biologia — como a terapia genética para prevenção de doenças hereditárias.

Considerando a importância das aulas práticas na formação acadêmica do biomédico, é importante escolher uma instituição de ensino com infraestrutura adequada. Laboratórios bem equipados e uma biblioteca atualizada são essenciais.

Onde o biomédico trabalha?

Quem se forma em Biomedicina encontra oportunidades em várias organizações da área da saúde, como hospitais, bancos de sangue, bancos de esperma e até na Vigilância Sanitária. Nos laboratórios de análises, o biomédico é responsável por laudos diagnósticos, seja por meio de exames clínicos ou de imagem.

Dentre as funções mais conhecidas desse profissional está a elaboração de vacinas, que são o resultado de muita pesquisa e testes em laboratório. Na indústria de alimentos, ele estuda a composição química dos produtos e investiga contaminações e adulterações.

O biomédico embriologista trabalha com reprodução humana assistida, ajudando mulheres com dificuldade de engravidar, em clínicas especializadas. Já o biomédico interessado na área de estética pode desenvolver e aplicar tratamentos corporais e dermatológicos.

Além de ser muito importante para a saúde da população, o biomédico também contribui para o desenvolvimento científico, por meio de suas pesquisas. Quem investe na carreira de pesquisador pode se tornar professor universitário.

A graduação em Biomedicina abre várias possibilidades de trabalho, mas exige muito estudo. Agora que você já sabe o que o biomédico pode fazer e o que ele estuda, conheça o curso oferecido pela Universidade Nilton Lins e comece sua carreira um uma universidade reconhecida pelo mercado de trabalho!