2ª Semana de Colação de Grau na Universidade Nilton Lins

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto aconteceu no Auditório Nina Lins localizado na Universidade Nilton Lins, da Unidade Laranjeiras a 2ª Semana de Colação de Grau dos formandos dos cursos do primeiro semestre de 2019. Nesses dias tivemos as conclusões dos cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental, Civil e de Produção, Medicina Veterinária e Odontologia, além dos cursos tecnológicos em Construção de Edifícios, Logística, Petróleo e Gás, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho que reuniram mais uma vez na instituição familiares, amigos, coordenadores e professores homenageados.

Iniciamos a semana de celebrações com os finalistas do curso de Pedagogia que estavam muito felizes e empolgados com a conclusão da graduação. Nilcia Araújo, graduanda do curso, conversou um pouco com a gente explicando o que a fez escolher a vida de educador, “A escolha do curso foi muito atrelada a minha família de educadores, o que acabou por me incentivar.” Ainda falou também sobre o que ela acredita ser um fator positivo para quem gostaria de ingressar nessa carreira, “Para o mérito de ser pedagogo, o primeiro passo é gostar de pedagogia e gostar de educação. Além disso, saber lidar com as pessoas e sentir a vontade de educar e transformar são coisas muito relevantes para exercer a profissão”.

A partir do segundo dia de comemorações tivemos os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental, Civil e de Produção e os tecnológicos como Petróleo e Gás e Recursos Humanos, que contou pela primeira vez com a colação de grau de uma turma da Unidade Manacapuru da instituição. “Acredito que toda a passagem na academia foi um aprendizado para toda a vida. Não é só estudar, vai além disso. Tem que ter amor a função. Espero que os meus colegas sejam felizes em suas carreiras e que eles possam estar no mercado como profissionais.”, foram as felicitações de Josiney Franco do curso de Recursos Humanos da UNL de Manacapuru para os seus parceiros.

No último dia de cerimônia, ocorreram as colações dos cursos de Medicina Veterinária e Odontologia com a presença de seus respectivos coordenadores. “Sem dúvidas depois de 5 anos de muito estudo é um prêmio para eles estarem aqui essa noite. Com certeza, uns professores serviram de inspiração, tornando visível como a docência é importante, pois eles vão levar o ensino adquirido aqui e utilizar depois da graduação”, afirmou a Profª Priscilla Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina Veterinária. Ainda mais, a professora parabenizou os estudantes pela conquista, “E, eu só tenho a desejar parabéns pra eles. Que tenham muito sucesso e que possam desempenhar o ofício com muito profissionalismo para que todos possam ir bem longe”.

O representante da turma de Veterinária, Jeahn Vaz, contribuiu falando sobre o ensino prático do curso, “A parte prática, com certeza é sempre mais difícil e muito mais tenso. Exige mais responsabilidade da gente, mas durante o curso tivemos uma educação que nos capacitou para atender as mais diversas situações”. E, a graduanda de Odontologia, Fernanda Guimarães, alegou estar bastante emocionada e contente com o resultado de anos de estudos e espera que seus colegas possam ser felizes com a carreira que escolheram. “Nessa noite eu só tenho que agradecer a Deus por essa conquista. Hoje, estou muito emocionada e eu espero que sigamos unidos nessa jornada que escolhemos para as nossas vidas, que possamos ter nossos sonhos realizados e que conquistemos tudo aquilo que a gente desejar. Foram anos de lutas e perseverança. Estar aqui hoje é uma vitória para nós.”

Autora: Giovanna Felix