Ordenha e pesagem do concurso leiteiro movimenta a III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins

Ordenha e pesagem do concurso leiteiro movimenta a III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins

Ordenha e pesagem do concurso leiteiro movimenta a III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins

Sete vacas participaram da disputa que finalizou na noite de sexta-feira (20). As premiações serão realizadas neste sábado (21) às 18h.

Na noite da última sexta-feira (20), a ordenha e pesagem do concurso leiteiro que vinha sendo realizada desde o primeiro dia da III Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, chegaram ao fim com resultados favoráveis. Ao todo, cerca de sete vacas de três fazendas localizadas na região metropolitana de Manaus participaram da disputa.

Para o Coordenador do evento, Emílio Afonso, o torneio tem como objetivo mostrar ao público a qualidade do rebanho. “É através deste concurso que sabemos quais são as vacas que mais produzem leite, além de reunir fazendeiros e pessoas interessadas no setor proporcionando momentos de interações no local”, disse. 

Durante o evento, as duas vacas da fazenda Ferradurinha se destacaram entre as demais, produzindo em média 40 quilos de leite nas duas pesagens realizadas ao longo do dia. Em seguida, as três vacas da fazenda Talismã obtiveram o segundo maior resultado, com aproximadamente 37 quilos. Já as duas vacas da fazenda Vale do Paraíso obtiveram o terceiro lugar no ranking.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da fazenda Ferradurinha, Nicolas Lopes, para que se tenham bons resultados é necessário cuidar da reprodução dos animais com intuito de que eles cheguem à data do torneio no melhor momento da lactação. Lopes também afirma que cuidar da alimentação é um dos passos importantes para que se obtenham excelentes resultados.

“Temos orgulho de ter essa boa repercussão. Isso tudo é resultado de um trabalho que vem sendo executado há bastante tempo. Nós aprimoramos o manejo reprodutivo dos animais, bem como o manejo da alimentação para que eles cheguem à exposição em uma condição corporal boa e com uma capacidade eficiente de sustentar e manter a alta produtividade”, concluiu o Engenheiro.

Premiação e lançamento – A classificação é o resultado da somatória dos maiores volumes registrados de cada animal que por sua vez será divulgado e premiado neste sábado (21), a partir das 18h, no curral de bovinos. Todo leite adquirido no decorrer do concurso leiteiro será distribuído para os participantes do 1° Concurso do Queijo Coalho que está na programação do evento.

Autora: Yasmim Negreiros


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento WhatsApp