Ocorreu nesta tarde, 10/11, a palestra Peixes ornamentais – produção de ciclídeos amazônicos, como parte da programação da V Feira de Agronegócios Nilton Lins. Sob orientação do doutorando em aquicultura da Universidade Nilton Lins, Tiago Carvalho, os inscritos conheceram as principais espécies de peixes presentes nos rios amazônicos, selecionadas pela exuberância e facilidade de manutenção em cativeiro.
A palestra atraiu acadêmicos e pesquisadores dos cursos de ciências agrárias e meio ambiente da região metropolitana, bem como inscritos de fora da cidade. É o caso dos alunos do 3º ano do curso técnico em agropecuária do IFAM, campus Presidente Figueiredo. O deslocamento se trata de uma visita técnica organizada pela coordenação do curso, como programação referente à disciplina de Produção Animal III que abordou a piscicultura em sala de aula.
O professor responsável pela caravana, Israel Pereira dos Santos, conta que o conteúdo tem relevância para os alunos, pois demonstra como minimizar os impactos dos animais que são retirados diretamente da natureza. Além disso, a vivência majoritária da turma próximo ao rio Uatumã e lago de Balbina contribuiu para a assimilação do conteúdo discutido.
“Adquirir novo conhecimento acerca das espécies ornamentais da amazônia pode trazer vantagem comercial, visto que ainda são pouco comercializadas na aquicultura. Abordar temas como esse é importante para explorar tais espécies, formando novas variedades, resultando em novas vendas nos mercados nacional e internacional” diz Tiago Carvalho sobre a aplicação da palestra no mercado profissional.
Neste primeiro dia tradicional feira de agronegócios da Nilton Lins ocorreram também minicursos sobre melhoramento genético; iogurte, queijo coalho e doce de leite; produção de geleia e doce de frutas; tecnologias da Embrapa; meliponicultura; direito aplicado ao agronegócio e aspectos da comercialização de pescado em feiras livres.
A programação continua até 22h no estacionamento da Universidade Nilton Lins, campus Laranjeiras, bairro Flores e contará com concursos, solenidades e shows musicais.
com a colaboração dos alunos de jornalismo da Universidade Nilton Lins: Ygor Farias)